Obras

Prefeitura de Jequié promove campanha para conscientização da prevenção ao câncer de mama

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 14 de outubro, 2021

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, segue até o fim do mês com atividades alusivas à campanha do Outubro Rosa, nas Unidades Básicas de Saúde do município, buscando conscientizar a população acerca da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Nesta quinta-feira, 14, a ação foi promovida no auditório do Centro de Assistência e Tratamento Especializado (CATE), para as mulheres atendidas pelo Centro de Saúde Sebastião Azevedo, no bairro Mandacaru.

A programação conta com palestras e rodas de conversa, voltadas para discussão sobre o tema, como conscientização do autoexame e importância do diagnóstico, autoestima feminina, o impacto na qualidade de vida frente ao diagnóstico da doença, dentre outros. Nesta quinta, o palestrante foi o médico mastologista, Fábio Silva, que, após a palestra, atendeu as participantes. A iniciativa contou, ainda, com sorteio de brindes e, como forma de promoção da autoestima das mulheres assistidas, foi realizado um momento de descontração, com a participação de profissionais de estética do salão D’ Você Taty & Marly.

De acordo com a secretária de Saúde, Polliana Leandro, em Jequié, as Unidades Básicas de Saúde, realizam, diariamente, os exames citológicos, que são a principal estratégia para rastreamento do câncer de colo do útero e outras lesões. Além dos exames e da importância do diagnóstico precoce, a campanha tem o objetivo de mostrar que hábitos saudáveis também ajudam na redução do surgimento de inúmeras doenças, inclusive o câncer de mama.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos ou mais, em todo o país.

“Mesmo ainda enfrentando uma pandemia, não podemos descuidar das ações preventivas contra doenças e neste mês do Outubro Rosa, diversas atividades relativas à saúde da mulher estão sendo realizadas. Este é um tema que precisa ser trabalhado ao longo de todo ano, mas especialmente no mês de outubro, pois atentamos para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. Por isso, o nosso intuito é conscientizar e reforçar o cuidado com as mulheres de Jequié”, pontuou a secretária de Saúde, Polliana Leandro.