É trabalho. É vida melhor.

Prefeitura de Jequié promove ensaio fotográfico em ação integrativa às gestantes atendidas pelos CRAS

SECOM - Secretaria de Comunicação - quarta-feira, 21 de setembro, 2022


Resgatar a autoestima das mulheres gestantes assistidas pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), existentes no município, e eternizar esse momento tão importante para as futuras mamães, que é a gestação. Esse foi o objetivo do projeto “Retrato de Mãe”, realizado nesta terça-feira, 20. Estiveram presentes a gestora de Proteção Social Básica, Suélen Pereira; e as coordenadoras Anne Rose Silva, do CRAS do Alto Bela Vista; Calila Cajaiba, do CRAS do Jequiezinho; Ediane Ribeiro, do CRAS do Mandacaru; Lorena Leal, do CRAS do Joaquim Romão e Luana Silva, do CRAS Cansanção; trabalhadoras técnicas de referência de cada unidade do CRAS; e as gestantes participantes.

A iniciativa consiste em uma ação integrativa, executado em um ambiente acolhedor e, como parte da proposta, as mulheres assistidas participam de um ensaio fotográfico. O local escolhido para o registro foi a área verde do Restaurante Tangará, na estrada da Barragem da Pedra, com toda a operacionalização de transporte, lanche, produção fotográfica e maquiagem por parte da Prefeitura. O ensaio foi registrado pelo fotógrafo Edgar Nascimento e a gravação de vídeo foi feita pelo filmaker Joemerson Reis, ambos reconhecidos profissionais que atuam no mercado de casamentos e são especialistas neste tipo de trabalho, o que proporcionou um resultado bastante elogiado.

Segundo a gestora de Proteção Social Básica, Suélen Pereira, o ensaio, além de elevar a autoestima das mulheres, contribuiu para a saúde emocional delas, o que também é fundamental para uma gestação tranquila.

“O acompanhamento às futuras mamães não se resume à Saúde somente, tem a parte psicológica e emocional dessas mulheres. O projeto “Retrato de Mãe” tem esse objetivo, o de estimular a autoestima, de uma forma em que elas se sintam acolhidas neste momento tão especial que estão passando. Tenho certeza de que vão ficar muito felizes com o resultado, o que contribui também para uma gestação saudável. Depois da sessão, revelaremos algumas fotos e entregaremos às gestantes, além de disponibilizarmos o material por meio digital”, disse a gestora.

“Estamos muito felizes por termos proporcionado este dia para elas. Com o ensaio fotográfico, que é algo simples, mas feito com toda a dedicação pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelas profissionais e colaboradores que atuam nos CRAS, com apoio da equipe de fotografia e filmagem da Prefeitura, conseguimos eternizar a gestação, que é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. É uma maneira de prestarmos o nosso apoio, o nosso acolhimento para as futuras mamães e esperamos que todas tenham gostado da proposta.”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.