É trabalho. É vida melhor.

Prefeitura de Jequié promove entrega de certificados de curso gratuito de Teatro à crianças e adolescentes atendidas pelo CRAS

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 18 de novembro, 2021


Após conclusão do curso gratuito de “Teatro: técnicas de palco e oratória”, proporcionado pela Lei Aldir Blanc aos assistidos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do bairro Amaralina, que é referenciado pelo Centro de Referência e Assistência Social, CRAS, do bairro Jequiezinho, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nesta quinta-feira, 18, a entrega dos certificados a quinze crianças e adolescentes atendidos pela unidade do serviço da Proteção Social Básica, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Além dos concluintes do curso, estiveram presentes, a secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama do município, Patrícia Miranda Brandão Santana; a gestora da Proteção Social Básica, Suellen Pereira; a secretária da Secretaria de Cultura e Turismo, Conceição Barreto Carvalho, representando o secretário, Domingos Ailton; a coordenadora do CRAS, Calila Cajaíba; e equipe do CRAS.

O curso de “Teatro: técnicas de palco e oratória”, ministrado pelo professor Sandoval Santana Pinto, teve uma carga horária de 92 horas e os participantes foram introduzidos ao universo das artes cênicas e, em grupo, realizaram atividades como exercícios de respiração, voz, construção e caracterização dos personagens e encenação de cenas teatrais, como forma de expressão do aprendizado técnico.

“Foi muito emocionante presenciar o encerramento e a entrega de certificados. Muitas vezes os jovens sonham em fazer um curso de teatro, mas nem sempre possuem condições financeiras para custear as aulas e, nesta parceria, conseguimos proporcionar gratuitamente esse curso. Tenho certeza que irá fazer muita diferença na vida dos jovens assistidos, porque atividades culturais são sempre enriquecedoras para o desenvolvimento pessoal, a autoestima e, principalmente, desperta sonhos, revela talentos, que muitas vezes transformarão a realidade social deles.”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, a participação de crianças e adolescentes em cursos de teatro potencializa os talentos e pode revelar novos artistas para o cenário cultural e artístico do município.

“O curso gratuito que foi ministrado pelos proponentes da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, em contrapartida ao recurso recebido por esses profissionais talentosos, severamente, impactados pela pandemia da Covid-19, é de extrema importância para estas crianças e adolescentes do SCFV, do bairro Amaralina, e de extrema importância para o município, tendo em vista que iniciativas como estas desenvolvem potenciais, revelam dons artísticos e talentos juvenis. E o município está incentivando essa formação para que a juventude trilhe este caminho cultural e de muito valor para a nossa sociedade.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.