Obras

Prefeitura de Jequié propicia tratamento inovador e gratuito para centenas de portadores de varizes crônicas

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 25 de novembro, 2021

Centenas de portadores de varizes crônicas estão recebendo tratamento médico moderno, oferecido pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde. O tratamento, denominado de Escleroterapia Ecoguiada com Espuma, que consiste em um procedimento simples, sem necessidade de anestesia ou internação. Nesta quinta-feira, 25, foi realizada, no Centro de Assistência e Tratamento Especializado (CATE), no bairro Mandacaru, mais uma etapa do atendimento de saúde das pessoas com este problema e que foram cadastradas nas Unidades de Saúde.

Para ser atendido, o paciente deve fazer um cadastro em um dos quatro Centros de Saúde do município, em seguida, será encaminhado para uma triagem e, após, será realizada uma ultrassonografia Doppler e o paciente será encaminhado, então, para a avaliação com um médico angiologista. Ao término desta avaliação, se dará o procedimento que é concluso com a entrega da meia de compressão, que deverá ser usada pela pessoa atendida, após o procedimento.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o tratamento é inovador e eficaz, proporciona uma melhor qualidade de vida aos usuários do sistema municipal de saúde, não sendo necessária sala operatória, anestesia e internamento. Em vez da retirada cirúrgica das varizes, elas são inativadas, sem cortes. O procedimento consiste na aplicação de uma espuma, preenchendo toda a extensão da veia doente, sendo depois, absorvida pelo organismo.

A paciente, Adenilda Francisca Santana, moradora do bairro Joaquim Romão, ficou muito satisfeita com os resultados, após o procedimento.

“Pra mim foi ótimo! Desde 2020 que eu estou procurando pelo tratamento. Fui em Salvador, procurei no Hospital Roberto Santos, e fui achar o tratamento aqui.”, disse a paciente.

Para o médico, Bruno Rocha, responsável pelo atendimento das pessoas, as varizes e úlceras venosas podem causar dores, inchaços, inflamação e diminuição da qualidade de vida.

“Os pacientes, tanto homens quanto mulheres, costumam obter uma melhora significativa, diminuindo as dores e os inchaços, sem falar na aparência, no aspecto da perna, o que devolve a autoestima dos pacientes. A Escleroterapia com espuma é um tratamento efetivo para as veias esclerosadas por meio desta técnica.”, disse o médico, Bruno Rocha.