Waly Salomão

Prefeitura de Jequié reabre Escola Anísio Teixeira fechada há 13 anos

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 13 de março, 2018

Foram treze anos em estado de depredação, largada pelos gestores municipais passados, deixada em verdadeiro estado de abandono. Era assim que se encontrava a Escola Municipal Anísio Teixeira. Entretanto, nesta segunda-feira, 12, um novo ciclo se inicia na Educação de Jequié: foi o dia da reabertura deste grandioso equipamento público. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o secretário de Educação, o professor, Roberto Gondim; demais secretários municipais; os professores que irão cuidar do destino da escola; ex-alunos do Anísio Teixeira, como o professor Antônio Duarte e a professora Edileusa Reis; servidores municipais; alunos, pais de alunos e parte da comunidade jequieense.

Toda a obra de recuperação da escola, que tem uma grande importância histórica para o município, foi feita com recurso 100% da Prefeitura de Jequié, que contou com o apoio incessante das Secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos. O trabalho realizado, até o momento, deixou pais, alunos, professores, gestores municipais e a sociedade civil de Jequié encantados com o resultado. Em breve, segundo o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, os alunos poderão contar com uma quadra poliesportiva e com uma piscina semiolímpica.

“Eu achei de uma sensibilidade muito grande do prefeito, junto ao secretário Roberto Gondim, em ter um olhar especial para a Educação, coisa que as outras gestões não fizeram. Um equipamento público, deixado de lado, por 13 anos, é um peso e uma perda muito grandes para o município. Foram muitas crianças, adolescentes e jovens que deixaram de ter a oportunidade de estarem neste espaço, construindo seus mundos de aprendizagens. Mas, nunca é tarde e estamos aqui, hoje, para provar isso.”, disse a diretora da Escola Municipal Anísio Teixeira, Vitória Maria Brandão.

“Para esta obra estar pronta, aqui, hoje, foi um esforço sobre-humano. Eu e alguns, que acreditam neste trabalho, saímos desta escola ontem, às 22h, para deixar ela hoje em condições de acolher, de abrigar e de fazer o resgate importante e histórico, não só da vizinhança do Jequiezinho, mas de toda a Jequié. Era inexplicável como uma escola como essa permaneceu fechada por tantos anos. Agradeço muito ao prefeito, Sérgio da Gameleira, por todo empenho, por toda a motivação e por toda autonomia dada para que a gente pudesse concretizar este sonho de muitos e muitos jequieenses, que ansiavam para que esta escola fosse reaberta. Várias estruturas foram mobilizadas para chegarmos até aqui. Foram muitas Secretarias, além da Procuradoria Geral do Município, envolvidas e eu só tenho a agradecer pelo empenho e dedicação de todos. A Escola Anísio Teixeira será mais uma escola que estaremos colocando à disposição de nossos alunos para funcionar em período integral. Estamos construindo, sem sombra de dúvidas, uma nova Educação para Jequié!”, disse o secretário de Educação, o professor, Roberto Gondim.

“Momento de muita emoção, para todos, sem dúvida! Primeiro, por trazer de volta ao cenário da Educação do município, a escola que resgata o nome de uma figura como um dos maiores educadores do Brasil, Anísio Teixeira, e segundo, por poder atender este tão antigo sonho da comunidade jequieense: dar vida de volta a esta escola. Foi um trabalho de formiguinha, entre as Secretarias, e que deu certo graças a Deus. Foi graças a todo este trabalho que estamos entregando, hoje, para a comunidade, de forma brilhante, a renovada, reformada, Escola Municipal Anísio Teixeira!”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.