Obras

Prefeitura de Jequié realiza ações de conscientização de prevenção e combate ao câncer de próstata

SECOM - Secretaria de Comunicação - segunda-feira, 22 de novembro, 2021

O atendimento preventivo de saúde contra o câncer de próstata, que vem sendo feito ao longo do ano, está sendo intensificado no município. Como forma de conscientizar a população masculina sobre a importância de combater e evitar a doença, neste mês em que é realizada a campanha do Novembro Azul, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem promovendo diversas ações no âmbito das unidades de saúde.

A exemplo das atividades executadas na  Unidade Básica de Saúde João Caricchio, no bairro Amarlina, na Unidade Básica de Saúde Durvalino Félix Nascimento, no Povoado da Barragem da Pedra, na Unidade Básica de Saúde da Família Senhorinha Ferreira de Araújo, no bairro Curral Novo, e na Associação de Moradores, do bairro Cansanção, quando foram realizadas palestras, entrega de informativos, solicitação de exames, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite C, Hepatite B, aferição de pressão arterial e glicemia e, ainda, a vacinação contra a Covid-19, enfatizando os serviços e os atendimentos que já são disponibilizados pelas Unidades de Saúde, voltados à prevenção e ao diagnóstico do câncer de próstata.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são, dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Segundo a secretária de Saúde, Polliana Leandro, é necessário que homens com idade igual ou superior a 45 anos, com fatores de risco, e 50 anos, sem fatores de risco, estejam atentos a importância de buscar os serviços de saúde para a prevenir ou diagnosticar o câncer de próstata.

“Estas ações de prevenção e de combate ao câncer de próstata vem sendo promovidas ao longo do ano e, agora, foram intensificadas durante o mês do Novembro Azul. É necessário que homens nesta faixa etária frequentem o urologista, busquem os serviços de saúde, para realização do exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos e para a realização do exame de sangue PSA, que é o antígeno prostático específico, que aponta as alterações na próstata. Por meio destas ações, esperamos que a população masculina do nosso município se conscientize e repasse as informações para outros homens, alertando sobre a necessidade de prevenir esta doença que afeta muitas pessoas. A prevenção é importante e o diagnóstico precoce é imprescindível para a recuperação dos pacientes. Estas ações salvam vidas!”, disse a secretária de Saúde, Polliana Leandro.