Prefeitura de Jequié realiza Caminhada de Conscientização e Combate ao mosquito Aedes Aegypti

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 5 de dezembro, 2019

Em uma ação de alerta sobre os riscos da infestação do mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira, dia 5, uma caminhada de Conscientização sobre a necessidade do combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela Urbana. A concentração e saída da caminhada aconteceu na Praça do Viveiro e percorreu a Avenida Rio Branco, com o término na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade. Estiveram na ocasião, o secretário de Saúde, Vitor Lavinsky; a equipe técnica da Secretaria de Saúde, os Agentes de Combate às Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde.

De acordo com os dados registrados na Secretaria de Saúde, o município de Jequié apresenta, atualmente, cerca de 600 casos de dengue notificados, com o maior número de casos registrados nos bairros Pompílio Sampaio, Mandacaru e Água Branca. Para diminuir o índice de casos nas localidades, a Prefeitura de Jequié tem realizado ações com os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, promovendo visitas domiciliares, com orientações de combate ao mosquito, mutirões de limpeza, distribuição de repelentes à população, com o propósito de garantir a proteção contra o mosquito, entre outras.

A Caminhada de Conscientização e Combate ao mosquito Aedes Aegypti dedicou-se ao alerta sobre as pequenas medidas que podem ajudar a eliminar o mosquito, como  tampar os tonéis e caixas d’água; manter as calhas sempre limpas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes de água para animais; retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa, entre outros.

Segundo o secretário de Saúde, Vitor Lavinsky, a informação e conscientização geram impactos positivos no combate ao mosquito Aedes Aegypti e é responsabilidade de todos estarem envolvidos nessa meta.

“Agradeço a todos os profissionais da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Jequié, que participaram dessa caminhada, em um momento de conscientização à população jequieense, sobre a importância de combater o mosquito Aedes Aegypti, que transmite não apenas a dengue, mas outras doenças, entre elas, a Chikungunya, Zika e Febre Amarela Urbana. Hoje foi um momento de alertar a população nos pontos mais movimentados da cidade, conscientizando sobre a importância de juntos colaborarmos no combate ao mosquito no município.”, disse o secretário de Saúde, Vitor Lavinsky.