Natal em Jequié

Prefeitura de Jequié realiza encerramento dos cursos gratuitos da Central de Cursos no Abrigo Infantil Malvina Costa

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 4 de dezembro, 2018

Em um momento de confraternização promovido no Abrigo Infantil Malvina Costa, que atende crianças de 0 a 12 anos, no bairro Mandacaru, e em alusão ao clima festivo do fim de ano, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nesta terça-feira, 4, o encerramento de quatro cursos gratuitos: de ‘Fabricação de Massas e Pizzas’, de ‘Confeitaria Básica’, de ‘Produtos Natalinos’ e o curso de ‘Fabricação de Móveis em Páletes’, ofertados pela Central de Cursos, às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social do município. Estiveram presentes, a secretária de Administração, Sibely Ribeiro, representando o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira; a primeira-dama de Jequié, Marla Cafezeiro; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão; o gestor da Proteção Especial, Márcio Gardel; a coordenadora do Abrigo Infantil Malvina Costa, Adriana Reis; os defensores públicos, João Victor de Queiroz e Paula Lincon; o assessor de magistrado, Mateus Almeida, representando a juíza da Vara de Infância, Ivana Pinto; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Veraluci Gomes; o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Fabrício Cardoso; o vereador Adriano Alves dos Santos, o Guião; o pastor Ivan Luiz Rodrigues; a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social, as crianças atendidas pela Unidade e os seus cuidadores.

O evento contou com a participação do pastor Ivan Luiz, que tocou violão e conduziu as crianças assistidas pelo Abrigo em uma apresentação musical de diversas canções gospel.

Na sequência, foi servido aos convidados, um almoço onde puderam experimentar o cardápio preparado pelas mulheres que participaram dos cursos de ‘Fabricação de Massas e Pizzas’ e ‘Confeitaria Básica’, além de diversos bolos, tortas e panetones, produzidos pelas participantes do curso de ‘Confecção de Produtos Natalinos’. Na ocasião, todos os visitantes puderam conhecer os móveis feitos em páletes e que ficaram em exposição no salão do Abrigo.

“Estamos muito felizes e eu gostaria de agradecer a Central de Cursos, que está proporcionando um momento tão agradável para os meninos, que estão amando comemorar o encerramento dos cursos. Durante os cursos, eles sempre foram presenteados com deliciosas tortas e pizzas. Vejo que as pessoas estão saindo da Central de Cursos capacitadas para trabalharem e exercerem seus conhecimentos em culinária.”, disse a coordenadora do Abrigo Infantil Malvina Costa, Adriana Reis.

“Nós estamos aqui encerrando cursos e comemorando toda a ação feita com a Central de Cursos, da Secretaria de Desenvolvimento Social.  Por isso, hoje, durante o almoço que foi feito pelos nossos alunos na Unidade Móvel do SENAI, estivemos expondo, no espaço, os móveis em páletes que foram feitos por nossos alunos do curso de ‘Fabricação de Móveis em Páletes’, os bolos que foram produzidos pelo curso de ‘Confeitaria Básica’, e os panetones, do curso de ‘Confecção em Produtos Natalinos’. Então, esse foi um momento dedicado a apresentar o nosso trabalho e o abrigo Vovó Malvina, como é conhecido popularmente, foi escolhido porque eu gostaria que todos prestassem atenção em alguns dados. Quando iniciamos a gestão em 2017, tínhamos 36 crianças abrigadas e, atualmente, nós estamos comemorando, pois conseguimos reinserir muitas crianças de volta ao seio familiar, outras foram adotadas e isso fez com que o número caísse para 15 crianças abrigadas. A satisfação é de dever cumprido, em estar fazendo uma política de assistência social verdadeiramente acessível àqueles que mais precisam.”, destacou a secretaria de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira.