Prefeitura de Jequié realiza manutenção preventiva na frota de veículos escolares

Mirando o ano letivo de 2023 e priorizando a segurança da comunidade escolar, a Prefeitura de Jequié, através Secretaria de Administração e Departamento de Transportes, vem realizando uma série de manutenções preventivas na frota dos ônibus que são utilizados no atendimento dos estudantes que residem em áreas da Zona Rural contempladas pelo programa Caminhos da Escola; no transporte de estudantes deficientes na sede; e os veículos da Educação disponíveis para atender ao diversos projetos da Secretaria executados pelas escolas.

Contando com o trabalho de manutenção existente na Garagem Municipal, que possui uma oficina mecânica, onde uma equipe de profissionais atua, diariamente, no atendimento de reparos técnicos dos veículos da Prefeitura. Ao todo, 60 veículos estão passando por revisão e os serviços incluem trocas de óleo e de pneus e manutenções dos freios, das suspensões e da parte elétrica, revisão de motor, reforma dos estofados, substituição de peças que apresentem algum desgaste, além lavagem de bancos, limpeza interna e externa.

Por conta do cuidado com os ônibus utilizados no transporte escolar, é feita uma rigorosa fiscalização, necessária à identificação de possíveis problemas técnicos: cintos de segurança, condição dos bancos e conservação dos ônibus, tacógrafos, iluminação interna e externa, limitadores de abertura dos vidros e condição dos pneus, lembrando também que, semestralmente todos os veículos que prestam serviços de transporte escolar devem passar por vistoria do Detran/Ba.

“Aproveitando o período de recesso escolar para promover os reparos e a revisão na suspenção e parte elétrica dos veículos do transporte escolar. Tudo com objetivo de garantir conforto e segurança aos alunos do Sistema Municipal de Ensino, como sempre nos solicita o prefeito Zé Cocá, afinal de contas a segurança das crianças é compromisso da gestão municipal e temos o dever de mantê-las seguras e confortáveis.”, afirmou Irlan Barreto, diretor do Departamento de Transportes.