Responsabilidade e Transparência
Vacinação contra o Sarampo

Prefeitura de Jequié realiza premiação dos destaques do Programa Despertar 2019

SECOM - Secretaria de Comunicação - segunda-feira, 2 de dezembro, 2019


A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação e do Programa Despertar, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou na manhã do último dia 30, no auditório da Secretaria de Educação, no bairro Joaquim Romão, a cerimônia de encerramento do Programa Despertar 2019, com a premiação do concurso de desenho e redação, além da culminância de projetos escolares das escolas do campo. Estiveram presentes, o secretário de Educação, o professor, Paulo Andrade; os professores Delivaldo Cardoso e Edileuza Reis, coordenadores do Programa Despertar; as professoras Suzana Leal e Andreia Assis, coordenadoras do Programa Despertar, da Divisão de Ensino Rural; Edgar dos Santos Filho, presidente da Cooperativa de Transporte e Turismo Borda da Mata (COOBMA); além de técnicos da Secretaria de Educação; gestores, professores, representantes das escolas nucleadas e alunos integrantes do programa.

A cerimônia foi aberta pela professora Eliege Rodrigues e contou com a participação de um coral, composto pelas integrantes do Instituto Sublime Tarefa, do bairro KM 3. Logo após, teve início a apresentação dos portfólios dos coordenadores das escolas participantes: Escola Municipal Rui Barbosa, do povoado da Massaranduba; Escola Municipal Agnelo Teles, do povoado da Barragem de Pedras; Escola Municipal Leur Lomanto, do distrito de Itaibó e Escola Municipal Mauro Almeida, do distrito de Nova Esperança.

O Concurso Despertar, nas modalidades Desenho e Redação, que esse ano premiou os alunos participantes com bicicletas, teve como tema, a ‘Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo’, e na Categoria Desenho 1º ao 3º ano, o aluno premiado foi a Ana Liz Araújo dos Santos, da Escola Municipal Rui Barbosa, do distrito de Itaibó. Na Categoria Redação 4º e 5º ano, o aluno premiado foi Taian Sales Nicácio, que também é um Agente Despertar, da Escola Municipal Rui Barbosa. A Categoria Redação 6º ao 9º ano teve como ganhador o aluno Deivid Cordeiro Nascimento, da Escola Municipal Agnelo Teles.

O evento também homenageou, coordenadores pedagógicos e professores que foram destaques do Programa Despertar ao longo do período escolar. A coordenadora pedagógica Destaque 2019, foi Crívia Santos Lima e as professoras Destaques 2019, no item ‘Ideias inovadoras’, foram a professora Sueli Rodrigues, do Assentamento Santa Cruz, e a professora Lourisdalva Melo, da Escola Municipal Rui Barbosa, em Itaibó.

O Programa Despertar, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), é implementado pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Sindicato Rural de Jequié, em todas as unidades escolares da Zona Rural do município, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental.