Responsabilidade e Transparência

Prefeitura de Jequié realiza roda de conversa sobre câncer de mama para atendidos pelo CRAS do Jequiezinho

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 17 de outubro, 2019


Como parte do ‘Outubro Rosa’, campanha nacional de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na tarde desta quarta-feira, 16,  no Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, do bairro Jequiezinho, uma palestra de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Estiveram presentes na ocasião a coordenadora do CRAS, Amanda Schultz; a enfermeira especialista em oncologia, Isabel Rebouças, membro da Organização Não-Governamental Associação Acolher e Transformar Amor Essencial – AATAE; a equipe técnica do CRAS; e os atendidos pela Unidade de Referência.

Durante a palestra, que foi ministrada pela enfermeira especialista em oncologia, Isabel Rebouças, foram abordados tópicos relevantes para a compreensão da doença crônica que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma. Somente este ano foram estimados cerca de 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres, segundo o INCA.

Por conta do alto índice de casos de câncer de mama, durante o Outubro Rosa, são disseminadas informações alertando a população sobre os fatores que estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença.  São os principais fatores de risco, a idade, fatores endócrinos (a história reprodutiva), fatores hereditários, além dos comportamentais e estilo de vida: o tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, obesidade, entre outros.

Segundo a coordenadora do CRAS do Jequiezinho, Amanda Schultz, a ação tem o objetivo de levar informações às mulheres atendidas pelo Centro, para que estejam atentas aos sinais e sintomas do câncer de mama. Desta forma, tendo o conhecimento de como fazer o auto exame e quais os fatores de risco elas mesmo podem estar ajudando no diagnóstico precoce, em casa, durante o auto exame, e assim, procurar ajuda profissional para iniciar o tratamento em busca da cura.

“No mês do Outubro Rosa, o CRAS do Jequiezinho, realizou essa palestra, com a presença de uma profissional especialista na área de oncologia, a enfermeira, Isabel Rebouças. Foi um momento esclarecedor, no qual ela citou os fatores relacionados para o desenvolvimento da doença, quais são os sintomas, e se observados os sintomas, a importância de buscar atendimento médico para o diagnóstico precoce, e é claro, para o início imediato do tratamento. É uma ação informativa, de conscientização, e que visa a prevenção do câncer de mama.”, disse Amanda Schultz, coordenadora do CRAS do Jequiezinho.