Responsabilidade e Transparência

Prefeitura de Jequié recebe placa de qualidade dos gastos públicos do Governo Federal

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 7 de janeiro, 2020


A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, concedeu ao município de Jequié, as placas do projeto ‘Avaliação da Qualidade dos Gastos dos Municípios da Área de Atuação da Sudene’, para as cidades com população acima de 150 mil habitantes. O projeto é resultado de uma parceria entre a SUDENE e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que elaboram rankings dos municípios brasileiros que aplicam melhor os seus recursos financeiros, com o objetivo de fazer uma análise técnica profunda, com a identificação das despesas – as de boa e as de má qualidade -, no dia a dia da administração pública.

A metodologia adotada e que chegou a esse resultado, partiu do levantamento de dados feitos no ano de 2017, pelo Tesouro Nacional, do Ministério da Economia, utilizando indicadores de investimentos, como ‘Gastos em Investimentos’, ‘Gastos na área social’ e ‘equilíbrio financeiro’ do município, entre outros. As prefeituras são divididas em quatro classes de habitantes (até 20.000 habitantes; de 20.001 até 50.000 habitantes; de 50.001 até 150.000 habitantes, e acima de 150.000 habitantes). Jequié foi a segunda colocada no estado, ficando atrás, somente, de Barreiras e à frente dos municípios de Itabuna, Porto Seguro, Alagoinhas, Feira Santana, Vitória da Conquista, Salvador, Juazeiro, Camaçari, Ilhéus, Teixeira Freitas e Lauro de Freitas.

“Essa premiação é o reconhecimento público de um órgão federal ao que vem sendo feito, na gestão municipal, de forma, logisticamente, estratégica, com o esforço e dedicação de uma equipe responsável e compromissada com os recursos públicos. Ao tempo em que nos gabarita a ter a convicção de que, mesmo diante da crise financeira que se abate sobre os municípios, as decisões tomadas pela administração municipal, são as mais acertadas, mantendo todos os serviços públicos ativos, em todos os setores mas, procurando, a cada dia, diminuir os gastos públicos, focar nos investimentos de infraestrutura, saúde, educação e social, sempre com os pés no chão.”, destacou o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

Confiram o índice final com ranking dos municípios baianos:
http://www.sudene.gov.br/rqgp/rankings/bahia/acima-de-150-mil-habitantes