É trabalho. É vida melhor.
Obras

Prefeitura de Jequié reforça trabalho de combate à Dengue, Zika e Chikungunya

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 14 de outubro, 2021


A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. Por conta da pandemia da Covid-19, as visitas domiciliares, realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias, tiveram que ser adaptadas, antes eram realizadas apenas com orientação aos moradores, sem acesso às residências. Agora, as visitas estão sendo retomadas de forma gradual e as equipes da Vigilância em Saúde vêm atuando firmemente.

O objetivo é evitar a proliferação do mosquito e impedir o crescimento do número de casos das doenças transmitidas por ele. Com isso, os Agentes vêm fazendo as visitas, também, nos finais de semana, nos bairros, distritos e localidades, onde realizam a aplicação de larvicidas e inseticidas. Nas residências onde há confirmação de caso de Dengue, Zika ou Chikungunya, a desinfecção é feita com o auxílio de pulverizadores costais.

De acordo com a Secretaria de Saúde, de janeiro a setembro deste ano, o município de Jequié registrou 292 casos suspeitos de Dengue, 239 casos suspeitos de pessoas que tiveram Chikungunya; e 33 pessoas notificadas com Zika.

O combate Aedes aegypti requer atenção constante e precisa da colaboração da população, que deve manter sempre limpos os quintais e terrenos, eliminando qualquer tipo de objeto que possa acumular água e virar criadouro do mosquito. Também é importante colocar desinfetante nos ralos, limpar lajes e calhas, tratar a água da piscina, manter caixas d’água, poços, latões e tambores bem fechados, e não jogar lixo em terrenos baldios.