Prefeitura de Jequié segue com obras de construção de encostas e garante segurança às famílias do bairro Joaquim Romão

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 21 de junho, 2022

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura, segue com as obras de construção de encostas ou muros de arrimo, como são conhecidos esses equipamentos, que já foram executadas em diversas localidades e já contemplaram centenas de famílias. O trabalho realizado pelas equipes de serviços tem o intuito de devolver a área reestruturada, levando segurança e tranquilidade a todos que moram no seu entorno, principalmente no período das chuvas.

Os serviços vêm sendo intensificados e estão quase concluídos na Rua Félix Batista e Rua Deputado Fernando Ferrari, no Joaquim Romão, reestruturando a área que interliga as duas vias. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Lucindo Menezes, quando a obra estiver pronta, vai propiciar mais segurança aos moradores que sofrem há anos com o risco de desmoronamento. O trabalho vem sendo executado utilizando a técnica do superadobe, um tipo de proteção física de solo, mais resistente, composta de sacos de polipropileno que são preenchidos com solo argiloso e moldados no próprio local, através do apiloamento por processo artesanal e, ao final, é coberto por uma camada de concreto armado. O que garante a estabilidade do solo e oferece mais segurança às residências que existem em nível mais baixo, construídas próximas de barracos.

“Esse problema não surgiu agora, é um problema antigo e foi ignorado pelas administrações anteriores. A erosão se formou devido à falta de manutenção, pela quantidade de água das chuvas que incidiu sobre a área, causando o desgaste e colocando os moradores em risco. Após a visita do prefeito Zé Cocá na localidade, ele viu o estado em que estava todo o barranco e solicitou imediata intervenção. A área recebeu, recentemente, a pavimentação asfáltica, que já deu uma grande melhorada na acessibilidade e trafegabilidade e, agora, estamos concluindo as obras de construção de mais uma encosta.”, destacou o secretário de Infraestrutura, Lucindo Menezes.