Responsabilidade e Transparência

Programação do desfile festivo de aniversário da cidade é tema de reunião

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 8 de outubro, 2019


No dia 25 de outubro o município de Jequié estará comemorando 122 anos de emancipação política, data em que está sendo organizado, pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com a Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Governo, Secretaria de Administração, Superintendência Municipal de Trânsito e Guarda Municipal, um grande desfile cívico. Com este intuito aconteceu uma reunião, na manhã desta terça-feira, 8, na sede administrativa da Secretaria de Cultura e Turismo. Estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, representando o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; representantes das demais secretarias e órgãos municipais envolvidas na execução do desfile; representantes do 19º Batalhão de Polícia Militar; da Companhia Independente de Polícia Especializada, (CIPE Central); do Tiro de Guerra; da União dos Motociclistas de Jequié; da Ordem Demolay Capítulo 7 de Setembro; dentre outros.

Durante a reunião foi discutido detalhes sobre a organização do desfile festivo em comemoração ao aniversário da cidade, que acontecerá no dia 25 de outubro, na Avenida Rio Branco, no Centro. Além da celebração aos 122 anos de emancipação político-administrativa da cidade, este ano, o desfile homenageia, ainda, o centenário de nascimento do poeta e escritor Wilson Novaes, fundador do ‘Jornal de Jequié’, falecido em 22 de agosto de 1996, autor do soneto ‘Cidade Sol’, que viria a se tornar, oficialmente, o hino de Jequié. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, a homenagem ao poeta, deverá envolver estudantes da rede municipal de ensino, com figurinos e alegorias criadas pelas escolas, voltados para a temática do evento público.

Na próxima segunda-feira, 14, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, deverá tornar público a ordem oficial do tradicional desfile comemorativo, cujo início está previsto para as 8h, do dia 25 de outubro.

Ainda segundo o secretário, além do desfile e da programação cultural que já está em execução no Museu Histórico João Carlos Borges, as festividades continuam no domingo, dia 27, a partir das 16h30, com a realização de mais uma edição, desta vez especial, do projeto ‘Pôr do Sol’, com shows musicais na Praça Duque de Caxias, denominada Praça do Poeta, no Alto da Prefeitura. E, ainda, no dia 31 deste mês, às 17h, está prevista a entrega do Casarão Histórico Nestor Ribeiro, completamente restaurado, cuja solenidade contará com apresentação dos integrantes do Núcleo ‘Cidade Sol’ do Neojiba, mantido através de parceria entre a Prefeitura de Jequié, Governo da Bahia e o Instituto de Ação Social pela Música, IASPM.