Jequié de cara nova, do jeito que a gente quer!

Projeto Caravana da Leitura com presença do escritor Laé de Souza é finalizado com impacto positivo no fomento à leitura em Jequié

SECOM - Secretaria de Comunicação - quarta-feira, 1 de dezembro, 2021

A Caravana da Leitura, do Grupo Projetos de Leitura, possibilitado pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, e executado no município com o apoio da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Educação, foi finalizado nesta terça-feira, 30, na Praça de Esportes Valter Gomes de Santana, no bairro Mandacaru, após ter percorrido diversas localidades. Contando com a participação do autor de livros infanto-juvenis e adultos, Laé de Souza, que é também coordenador do grupo Projetos de Leitura, membro da Academia de Letras de Jequié (ALJ), e da Academia de Letras, Ciências e Artes, da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), o impacto da caravana foi positivo para o fomento da arte literária e para a formação de público de novos leitores em Jequié.

Com tenda montada em áreas públicas para que os visitantes pudessem conhecer pessoalmente o escritor Laé de Souza, dialogar sobre sua produção literária, ler e adquirir obras autografadas do autor pelo valor simbólico de R$ 1,00, diversas pessoas que passaram pela feirinha do Joaquim Romão, no bairro Joaquim Romão,  Praça da Bandeira, Praça Rui Barbosa, no Centro, Praça da Amizade, no Conjunto Habitacional Urbis I, entre outras, prestigiaram o escritor jequieense, que é reconhecido em todo o Brasil pela sua contribuição à literatura brasileira.

Segundo Laé de Souza, a comercialização de livros por valor simbólico é um incentivo para a formação de novos leitores e oportuniza às pessoas adquirirem livros para si, seus filhos e presentear.

Bem sabemos que o preço do livro impede a formação de novos leitores e até de quem já é leitor, de adquirir livros, portanto comercializar livros pelo valor simbólico de R$1,00, traz oportunidade às pessoas para a compra de livros.

Para o membro da Academia de Letras de Jequié (ALJ), a Caravana da Leitura, que ficou por dez dias no município, foi um sucesso.

“Foi maravilhoso estar com a minha Caravana da Leitura em Jequié, conversar com leitores e autografar as minhas obras. Aos pais, lembrá-los da importância de compartilhar a leitura com os seus filhos para que eles sejam leitores e que a leitura muda o destino para melhor. Foram muitos momentos marcantes em nossa Caravana. Receber professores e estudantes, que já participaram do meu projeto de leitura nas escolas, pessoas que foram em outros locais porque os seus filhos leram um dos meus livros e queriam ler outras histórias com as mesmas personagens, pais que levaram os livros e tiveram que retornar porque os filhos queriam receber autógrafos pessoalmente e me conhecer. Foram inúmeros momentos que ficarão para sempre em minha memória.  Agradeço ao secretário de Cultura e Turismo de Jequié, Domingos Ailton, pelo convite de vir a Jequié com Caravana da Leitura e o suporte durante os dias de evento no município.”, destacou o escritor, Laé de Souza.

“A chegada da Caravana da Leitura e a permanência dela por 10 dias em nosso município foi um momento histórico. O escritor Laé de Souza, que é reconhecido em todo o Brasil, realiza esse projeto há mais de 20 anos, mas é a primeira vez que ele vem com a Caravana a convite nosso e nos sentimos honrados por Jequié ter sido contemplada. Tivemos a participação de várias pessoas, contamos com programação artística, rodas de leitura, enfim, foi realmente um sucesso! Inclusive, outros municípios já estão entrando em contato com Laé de Souza para que o projeto chegue a outras cidades, devido ao êxito da Caravana da Leitura em Jequié.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.