É trabalho. É vida melhor.

Projeto com artistas locais celebra Dia Nacional da Mata Atlântica

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 27 de maio, 2021


Nesta quinta, 27, às 20h, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, vai exibir no canal da Prefeitura no YouTube, o projeto “Cantos, cenas e versos da Mata Atlântica”, com a participação de artistas locais e em homenagem ao Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado nesta data.

O vídeo, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo, conta com as apresentações musicais do Grupo Skema 3, Sid Saad, Fábio Mickely, Marlon Ted, Paulinho Santana e a participação do Grupo Candeeiro Encantado, além dos coreógrafos Lara Pimentel e Mateus Novaes. O repertório escolhido terá, como destaque, canções da música popular brasileira, com conteúdo ecológico, além da interpretação de textos sobre a temática ambiental.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, o projeto “Cantos, cenas e versos da Mata Atlântica” foi pensado para além da exibição na internet, pois, após a veiculação no canal do YouTube, o vídeo deverá vai ser utilizado como suporte pedagógico para aulas do Sistema Municipal de Ensino, em formato virtual, durante a Semana do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 1 e 5 de junho.

“A Mata Atlântica é um dos grandes biomas brasileiros e uma das florestas mais ricas em diversidade de vida no planeta. Em 1988, a Constituição Federal reconheceu a Mata Atlântica como um “patrimônio nacional” e em 2006, foi aprovada a Lei da Mata Atlântica Nº11.428/2006, que regulamentou a proteção e uso dos recursos da floresta. O Brasil é o único país do mundo que tem o nome de uma árvore, o pau-brasil, espécie nativa da Mata Atlântica e, para nós jequieenses, é muito importante conhecer e valorizar a origem da nossa cidade, pois Jequié está relacionada a Mata Atlântica, sendo que a primeira fazenda das terras jequieenses chamava-se Borda da Mata e recebeu esse nome porque a sede da fazenda ficava na entrada para a Mata Atlântica. Ao unir a Cultura e Ecologia, a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Jequié está contribuindo, através dos nossos talentosos artistas, na sensibilização da população sobre a necessidade de preservação e recuperação do meio ambiente.”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.

O Projeto “Cantos, cenas e versos da Mata Atlântica” tem o apoio financeiro da Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, Governo Federal e executada pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo.