Responsabilidade e Transparência

Reunião discute criação do Conselho Municipal da Juventude

SECOM - Secretaria de Comunicação - segunda-feira, 10 de junho, 2019


A Prefeitura de Jequié, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Diretoria da Juventude, realizou, na manhã desta segunda-feira, 10, uma reunião para definir os encaminhamentos para a formação do Conselho Municipal da Juventude. Criado pela Lei n° 1.938, de 26 de julho de 2014, o conselho é deliberativo e tem como objetivo promover a participação social nas políticas públicas de juventude no município, tendo caráter consultivo com a função de discutir, analisar e sugerir as diretrizes das políticas públicas no âmbito da administração municipal. Participaram da reunião o diretor municipal da Juventude, Rafael Santos; o coordenador municipal de projetos, da Secretaria de Esporte e Lazer, José Morbeck Nogueira Júnior; o representante do Coletivo Nacional de Juventude – Kizomba, Caio César Gonçalves.

Na ocasião, após a indicação dos representantes da sociedade civil e do executivo para a criação da Comissão da Eleitoral, foi escolhido a presidência e a secretaria da Comissão Eleitoral que vai dirigir os trabalhos da eleição do Conselho Municipal da Juventude. Caio César Gonçalves, representante do Coletivo Nacional de Juventude – Kizomba, foi escolhido como presidente da Comissão Eleitoral; e Rafael Santos, diretor municipal da Juventude, foi escolhido secretário, em comum acordo com a sociedade civil, que vai dar segmento aos trabalhos da Comissão Eleitoral na análise das entidades que vão se candidatar para representar a juventude durante a eleição da diretoria do Conselho Municipal da Juventude.

O Conselho Municipal da Juventude será composto por 20 membros, titulares e respectivos suplentes, sendo 10 membros do poder público, indicados pelo poder executivo municipal, e 10 membros da sociedade civil, que serão eleitos durante assembleia eleitoral, realizada exclusivamente para a eleição dos membros, por segmento através do voto direto e aberto, com mandato de 2 anos, renovável uma única vez por igual período. A eleição do Conselho Municipal da Juventude, para a gestão 2019/2021, acontecerá nos dias 29 e 30 de julho, das 8h às 14h, na Casa da Juventude, localizada na Rua 15 de Novembro, no Centro.

Segundo o diretor municipal da Juventude, Rafael Santos, após a inauguração da Casa da Juventude, realizada no dia 31 de maio e, a partir da eleição e consolidação do Conselho Municipal da Juventude, que auxiliará a gestão municipal na construção de políticas públicas, poderão ser ouvidas as demandas garantindo assim o espaço e voz à juventude.

“O Conselho Municipal da Juventude é o órgão fiscalizador construtivo e deliberativo das políticas públicas para a juventude que será implantado em Jequié, em julho, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e Diretoria de Juventude, e por meio dele vamos discutir e implementar ações voltadas para a nossa juventude, respeitando a diversidade, concedendo o espaço para que diversas vozes se levantem e possam pronunciar suas demandas. Com a efetivação da Casa da Juventude e do Conselho Municipal da Juventude, eles terão espaço e voz ativa para discutirem as políticas públicas voltadas para os jovens.”, disse Rafael Santos.