IPTU 2019

São João de Jequié 2019 foi tema de Plenária Geral

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 11 de junho, 2019

Por iniciativa da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, foi realizada na noite desta segunda-feira, 10, no auditório da Secretaria de Educação, no bairro Joaquim Romão, uma plenária geral para apresentação das ações que serão executadas pela Prefeitura e pelos órgãos de segurança, no São João 2019. Estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade; o secretário de Saúde, Vítor Lavinsky, representando o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o secretário de Educação, Paulo Andrade; o major da Polícia Militar, Lenorman Mustafa, representando o comandante do 19 Batalhão de Polícia Militar, Itamar Gondim; o capitão, Edson Dantas, representando o comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o tenente coronel, Carlos Miguel de Almeida Filho; o investigador, Luciano Torres, representando o titular da Delegacia Territorial de Jequié, Moabe Macedo; o coordenador dos agentes de proteção do Juizado da Infância e Juventude, Terêncio Borges; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Veraluci Gomes; o conselheiro tutelar, Geraldo de Jesus; representantes da Guarda Municipal; membros da Companhia Independente de Policiamento Especializado Central, a CIPE Central; demais secretários municipais; técnicos da Secretaria de Cultura e Turismo; artistas e pessoas ligadas ao setor turístico.

Durante o evento foram apresentadas as ações relativas a operacionalidade dos festejos juninos deste ano, a exemplo de como funcionará a limpeza urbana nos dias da festa, quais vias públicas vão contar com os fechamentos provisórios, assim como horários dos fechamentos e reaberturas diárias, áreas destinadas aos estacionamentos, localização das zonas de acesso ao circuito, infraestrutura de segurança e portais de acesso do evento, mapa da festa, ações de saúde pública, ações sociais e de proteção à criança e ao adolescente, dentre outros dados de interesse público.

“Já estamos com uma equipe de cerca de 70 homens para atuar na limpeza pública durante a festa. Estamos também com oito carros pipas para higienizar todo o circuito, reforçando a iluminação para todos brinquem com mais segurança.”, disse o secretário de Serviços Públicos, Renê Andrade.

“Vamos estar com um estande, onde teremos a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), além de uma ambulância, com disponibilidade de enfermeiro, para aferir pressão e os testes de glicemia, e estaremos realizando ações educativas, distribuindo panfletos sobre a prevenção ao mosquito Aedes Aegypti e doenças sexualmente transmissíveis, entre outras ações.”, disse o secretário de Saúde, Vitor Lavinsky.

“As atribuições da Superintendência Municipal de Trânsito, a SUMTRAN, no São João, serão o de atuar, principalmente, nas barreiras de acesso e nas ruas que serão fechadas. Os agentes estarão de prontidão fiscalizando e orientando o trânsito local, a fim de que se mantenha a segurança e a fluidez no perímetro do circuito da festa.”, disse o superintendente municipal de Trânsito, Luiz Cruz.

“A Polícia Militar já está com o planejamento pronto para o São João, contando com algumas inovações, este ano. Além das zonas de acesso ao circuito vamos estar utilizando um drone, que vai ajudar o policiamento e, também, os cães farejadores nos portais de abordagem. Diariamente vamos estar com um efetivo voltado, exclusivamente, para o circuito com 91 policiais militares, além de uma base de 35 policiais no serviço ordinário, um total de cerca de 126 policiais por dia, atuando no São João de Jequié.”, disse o disse o major, Lenorman Mustafa da Silva, do 19º Batalhão da Polícia Militar.

“A ideia desse encontro hoje é realmente fazer uma Plenária Geral, juntamente com os órgãos de segurança, SUMTRAN, Secretaria de Saúde, Desenvolvimento Social, e diversos órgãos envolvidos na festa. Esse é o momento em que todos esses órgãos fazem uma afinação geral rumo a execução efetiva do evento, onde cada órgão apresenta, de maneira breve, o seu papel na festa e sua atribuição no São João de Jequié, que acontecerá entre os dias 29 a 23 de junho, na praça Rui Barbosa.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade.