Jequié de cara nova, do jeito que a gente quer!

Saúde sem Fronteiras inicia mutirão de mamografias em Jequié

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 30 de novembro, 2021

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), teve início na manhã desta segunda-feira, 29, o programa Saúde sem Fronteiras, que vai até dia 15 de dezembro, beneficiando cerca de 2.100 mulheres com a realização de mamografias, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama, para mulheres de 40 a 69 anos, faixa etária mais propensa ao aparecimento da doença. O secretário de Governo, Hassan Iossef, esteve acompanhando as atividades de atendimento no consultório móvel na manhã desta terça-feira, 30. Estiveram presentes, diretora do Departamento de Assistência, Caroline Borges Duque; e a assessora de técnica da Secretaria de Saúde, Juliane Caires.

A unidade móvel é equipada com mamógrafos de última geração, que detectam precocemente casos de câncer de mama. As pacientes são encaminhadas para atendimento pelas unidades de saúde, onde são realizados, também, o agendamento prévio para a mamografia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o programa Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Ainda, de acordo com a Secretaria, este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Para o secretário de Governo, Hassan Iossef, a união entre a administração municipal e o Estado, fortalece as políticas de saúde, com a ampliação da ofertas dos exames de mamografia, sendo benéfico para a população.

“Temos evoluído muito, nas questões relativas ao atendimento de saúde, mas ainda temos muito a caminhar. Graças a Deus, com o apoio do Governo do Estado, estamos com esse mutirão de mamografias acontecendo em Jequié, que vai contemplar milhares de mulheres, que passarão pela mamografia. Lembrando que o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama, sendo este o de maior incidência entre as mulheres no Brasil e no mundo. Portanto, vamos reforçar a necessidade da realização da mamografia.”, destacou o secretário de Governo, Hassan Iossef.