Super Etapa do Circuito Baiano de Judô movimenta a cidade com centenas de participantes

SECOM - Secretaria de Comunicação - segunda-feira, 10 de junho, 2019

Com arquibancadas cheias e contando com a participação de 750 atletas de todo o estado, de 46 clubes, divididos em 8 classes, o Ginásio de Esportes Aníbal Brito foi palco de mais uma ‘Super Etapa do Circuito Baiano de Judô’. O evento, que aconteceu na última sexta-feira e sábado, dias 7 e 8, contou com apoio da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Esporte e Lazer, do governo do estado, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), foi promovido pela Federação Baiana de Judô (FEBAJU).

Na sexta-feira foi realizada a primeira pesagem de todas as classes e às 19h, aconteceu o ‘Festival das Crianças’, com a participação de cerca de 200 crianças no tatame. No sábado, foi realizada a solenidade de abertura da competição, com a presença do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Pires; o presidente da FEBAJU, Marcelo Ornelas; a deputada estadual, Olívia Santana; o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado Central, a CIPE Central, o major Fábio Rodrigo; o vice-presidente regional da FEBAJU, em Jequié, Arlon Ferreira; o árbitro Angel Peleteiro, representando todos os árbitros da competição; Maria das Graças Marques, vice-presidente regional da FEBAJU, da cidade de Cruz das Almas; o vice-presidente regional da FEBAJU, da cidade de Irecê, Ediel Pereira; e José Moreira Barreto, representando os atletas de judô mais graduados da Bahia e os professores judocas.

O quadro geral de medalhas ficou assim:

1º Lugar –  Associação Judô Ação (Jequié) – 21 medalhas de ouro, 11 de prata e 13 de bronze;

2º Lugar – ASSAMACA (Cruz das Almas) – 13 medalhas de ouro, 4 de prata e 4 de bronze;

3º Lugar – SESPOR (Madre de Deus) – 10 medalhas de ouro, 10 prata e 14 bronze.

“Judô é educação, é formação, é esporte, é saber competir, saber ganhar, saber perder, com dignidade, e é isso que a nossa juventude precisa. Muito gratificante ver crianças e jovens no caminho do esporte, no caminho do bem.”, disse a deputada estadual, Olívia Santana.

“Estamos realizando, mais uma vez, um evento muito bonito, muito organizado, e com a participação de muitos atletas. Hoje Jequié é uma referência no judô, dentro e fora dos tatames, e, obviamente, o apoio da Prefeitura de Jequié tem sido essencial para o crescimento desse esporte e sem apoio da Prefeitura não seria viável a realização desse evento.”, afirmou o presidente da Federação Baiana de Judô (FEBAJU), Marcelo Ornelas.

“É muito gratificante estamos no terceiro ano da gestão e de já estarmos realizando pela terceira vez essa etapa do campeonato baiano de judô, que vem a cada ano se solidificando como um grande evento da Federação Baiana. Aqui em Jequié nós temos a joia mais preciosa do judô baiano, na atualidade, que é o Diego Santos, que é um grande atleta, a nível internacional, pré-classificado para as Olimpíadas, disputando uma vaga para as Olimpíadas, e é um atleta que tem um projeto fantástico aqui na cidade, que é o Judô Ação, e desenvolve ações também sociais. Essa parceria da Prefeitura de Jequié, com a Federação Baiana de Judô, através do seu presidente Marcelo Ornelas, é resultado do incentivo que temos feito ao esporte, como um todo.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.