Tema do São João 2018 é discutido com professores da rede municipal – Prefeitura de Jequié
REFIM 2018 - Prorrogado

Tema do São João 2018 é discutido com professores da rede municipal

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 24 de maio, 2018

A Prefeitura de Jequié, em mais uma ação viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Educação, reuniu no fim da tarde desta quarta-feira, 23, professores da rede municipal de ensino para discutir o tema dos festejos juninos de 2018: ‘Alumbramentos e iluminuras’. O objetivo do encontro, realizado no Centro Educacional Professor Brito, no Bairro do Joaquim Romão, conduzido pelo equipe técnica da Secretaria de Educação, foi aprofundar a temática do São João de Jequié, proposto pela Secretaria de Cultura e Turismo, e desenvolver estratégias pedagógicas, tomando o tema como base para atividades no âmbito das salas de aula.

Na ocasião, o diretor municipal de Promoção Cultural, da Secretaria de Cultura e Turismo, Benedito Freire Sena, discorreu sobre alguns aspectos do tema ‘Alumbramentos e Iluminuras’ e também sobre a homenagem ao escritor paraibano Ariano Suassuna, aos professores e professoras presentes no auditório. O diretor também tratou sobre a inovação da Prefeitura de Jequié, através do seu órgão competente, em tratar os festejos juninos sob uma temática essencialmente cultural, notadamente com relação à Vila Junina, criada em 2005, como uma espécie de ‘forródromo’, voltado à família, com atrações mais tradicionais que, mais tarde, se tornaria referência para outros municípios baianos. O diretor enfatizou, ainda, a sensibilidade da atual gestão municipal ao retomar o formato original da Vila Junina e transformá-la em Lei, em 2016.

Outro palestrante presente no evento, o presidente da Academia de Letras de Jequié e servidor do quadro de efetivos da Secretaria de Cultura e Turismo, Júlio Pereira Lucas, falou dos aspectos lúdicos e líricos dos festejos juninos; declamou poemas autorais alusivos ao tema e enfatizou a importância da gestão cultural e dos professores neste empenho em manter acesos, no imaginário das novas gerações, os alumbramentos e iluminuras pertinentes à maior festa popular dos nordestinos, o São João.

“Muito gratificante estarmos levando essa tema para os espaços das unidades escolares do município. Por conta da relevância do autor, Ariano Suassuna, que fala da nossa terra, da nossa gente, do povo nordestino, ao mesmo tempo em que representa um resgate da nossa cultura, da cultura popular. Muito significativo para os nosso alunos possibilitar esse debate, provocando o conhecimento, através de atividades escolares, propiciando a descoberta desse mundo literário e, quem sabe, isso não seja uma forma de, também, motivar o talento deles para o nascimento de jovens escritores. A parceria entre as Secretarias de Educação e Cultura e Turismo é o resultado de um projeto de valorização dos festejos de São João, proposto pela Prefeitura de Jequié e do qual estamos muitos felizes em participar.”, destacou a professora Graça Bispo, secretária de Educação.