Vacinação contra o Sarampo

Unidade de vacinação instalada no Alto da Prefeitura atrai centenas de idosos

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 24 de março, 2020

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, na manhã desta terça-feira, 24, disponibilizando, na Praça Duque de Caxias, no Alto da Prefeitura, um sistema operacional de vacinação denominado de “drive thru”, destinado a prestar mais agilidade ao trabalho de vacinação, objetivando, também, evitar aglomerações nas Unidades de Saúde. O prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, juntamente com o secretário de Saúde, Vítor Lavvinsky, esteve acompanhando, de perto, as atividades de vacinação.

O movimento, a unidade de vacinação instalada na Praça Duque de Caxias, no Alto da Prefeitura, foi intenso, durante toda a manhã. Muitos idosos, acompanhados por familiares, procuraram pela vacinação feita pela Secretaria de Saúde no sistema “drive thru”, em que o público é vacinado dentro do próprio carro e uma grande fila de veículos foi formada, tendo um público acima do esperado pelas equipes de vacinação. Muitas pessoas preferiram esta forma de vacinação por conta da rapidez e agilidade no atendimento.

“Gostei muito. Tá de parabéns pela iniciativa. Vim com minha neta e foi bem rapidinho e já estamos indo embora.”, disse Gerolina Alves de Jesus, moradora do bairro Jequiezinho, que foi imunizada pela equipe de vacinação, dentro do veículo.

“O objetivo da montagem desta unidade de vacinação, aqui no Alto da Prefeitura, é evitar a aglomeração das Unidades de Saúde. As pessoas, dentro do perfil que temos que atender nessa etapa da campanha, vêm aqui e, por conta da agilidade, facilidade de acesso e praticidade, são imunizadas muito mais rapidamente. Estaremos realizando a vacinação “drive thru” até sexta-feira, entre 8h às 12h e das 14h às 17h, fortalecendo as políticas públicas de saúde e amplificando a imunização contra a gripe Influenza.”, destacou os secretário de Saúde, Vítor Lavinsky.

A campanha tem como meta a vacinação de 90% do público alvo. Em Jequié, dentro do perfil desta primeira etapa de vacinação, é de 50.892 pessoas. Dessas, 17.385 são idosos. A vacina contra Influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.