Responsabilidade e Transparência

‘Vila Teens’ mobiliza alunos do Colégio Anísio Teixeira

SECOM - Secretaria de Comunicação - quarta-feira, 9 de outubro, 2019


Com o intuito de reforçar a aprendizagem, tanto teórica quanto prática, da língua inglesa, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, promoveu, no último sábado, 5, e segunda-feira, 7, no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, no bairro Jequiezinho, um evento cultural e pedagógico denominado de ‘Vila Teens’, para os alunos atendidos pelo Colégio Anísio Teixeira. Desenvolvido pelo professor da disciplina de Língua Inglesa, Ícaro Soares Assis, contando com o apoio dos demais professores da unidade escolar, a iniciativa já vem sendo realizada desde o ano de 2017. Estiveram na ocasião a diretora do Colégio Anísio Teixeira, professora Vitória Brandão; o coordenador do projeto, professor Ícaro Soares Assis; demais professores da escola, pais e os alunos do Colégio.

O evento funciona como uma apresentação pública dos resultados obtidos após três meses de trabalho, com alunos e professores, a partir de uma temática escolhida dentro no universo pedagógico, com a divisão de subtemas, afim de promover conhecimento sócio-histórico-cultural, com o objetivo de criar laços entre os conteúdos exigidos na disciplina de Língua Inglesa, com as questões interculturais, facilitando, assim, o processo de compreensão do idioma e promoção dos falantes nativos/não-nativos.

Durante a ‘Vila Teens’ foram apresentadas duas palestras: a primeira, ministrada pelo professor Ícaro Soares Assis, abordou o tema:  “Ludicidade na escola na década de 60: A diferença vai(a) à escola”, que propiciou aos alunos ter um melhor conhecimento a respeito do ensino, na década de 60 do século passado, e buscou analisar sobre a existência de espaço para o lúdico, naquele período. A segunda palestra teve a participação do professor Lelito Caictano Lopes e abordou o tema: “(Re)pensando a década de 60: conflitos e crises que (inter)ferem o século XXI”, em que o historiador abordou as proibições da época na música, filmes e programas de TV. Em seguida os estudantes apresentaram para o público presente todos os trabalhos discutidos durante a unidade, em formato de estandes, com diversos materiais e cartazes.

O evento contou, também, com uma apresentação musical feita pelos alunos, denominado de ‘Vila Teens: Back to 60s’, levando as pessoas um clímax emocional e enchendo o palco do Centro de Cultura de luzes e muita animação, fazendo os pais e familiares reviverem momentos do passado, através da música, dança e interpretação.

“A ‘Vila Teens’, desenvolvida pelo Colégio Anisío Teixeira, é um grande exemplo de evento e que reforça a importância do aprendizado teórico-prático do conteúdo da disciplina de Língua Inglesa. No primeiro dia, os estudantes tiveram contato com o contexto histórico da década de 60, onde os professores discorreram sobre o período e, no segundo dia, as apresentações fizeram alusão a época. Sabemos que o conhecimento cultural, teórico e prático reforça o aprendizado e garante aos estudantes novas oportunidades, levando a alcançar os objetivos pretendidos.  Por isso acreditamos que esse evento é muito importante para o enriquecimento cultural, teórico e prático dos nossos alunos.”, disse o secretário de Educação, o professor Paulo Andrade.