XV Festa do Cacau Clonado de Florestal foi marcada por grande público e muita animação

SECOM - Secretaria de Comunicação - segunda-feira, 25 de novembro, 2019

Na noite do último sábado, dia 23, aconteceu na Praça Ananias Porto, no distrito de Florestal, a XV Festa do Cacau Clonado, evento de iniciativa da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), com a organização da Associação de Moradores e Produtores de Florestal e com apoio da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o secretário de Governo, Alex Santos; o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Juvenal Neto, o Neto da Água Já; o secretário de Educação, o professor, Paulo Andrade; o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade; o vereador, José Simões de Carvalho, o Zé Simões, além de um grande público de toda a região.

A festa, que reafirmou o caráter produtivo e a importância da lavoura do cacau como uma das fontes econômicas da localidade, atraiu muitos visitantes e contou, também, com a participação do grupo de reisado ‘As Pastorinhas’, que mantém viva a tradição do Bumba Meu Boi, na região; a animação do grupo ‘Aulão Show”, comandado pelo instrutor, Aroldo Brito e, ainda, a tradicional escolha da Rainha do Cacau, com a participação de estudantes do Centro Educacional Landulfo Caribé, que fizeram um grande desfile. A eleita deste ano foi a jovem Cassiane Matos Santana. Ficando em segundo lugar, a aluna Eduarda Neves dos Santos e em terceiro, a aluna Graziele de Jesus Arruda.

A XV Festa do Cacau Clonado, em Florestal, propiciou a troca de experiências entre os produtores rurais, através de palestras e seminários, que ajudaram a proporcionar o acesso a novos conhecimentos sobre a cadeia produtiva do cacau e do empreendedorismo rural. O evento contou, também, com exposições e diversos shows musicais que animaram o público até a madrugada do domingo, dia 24.

“O município tem o cacau como uma das suas cadeias produtivas e a Festa do Cacau Clonado de Florestal é um incentivo a mais para criarmos a devida visibilidade dessa produção, conjuntamente com as instituições públicas de incentivo ao agronegócio e com a participação da Associação de Moradores e Produtores temos a certeza de que continuará a ser forte e muito pujante, trazendo melhorias para todas as famílias de produtores rurais ligadas a produção cacaueira.”, disse o secretário de Governo, Alexandro Santos.

“É sempre uma grande alegria para nós esse evento que celebra com a comunidade de Florestal a produção cacaueira dessa região. Um momento de muita animação e que cria visibilidade, juntamente com a Associação de Moradores e Produtores Rurais, demonstrando a importância da lavoura do cacau como uma molas propulsoras da economia local, integrando os produtores, trabalhadores e a população, diretamente envolvida na lavoura de cacau, aqui em Florestal.”, afirmou o vereador, José Simões de Carvalho, o Zé Simões.

“O cacau produzido aqui já está invadindo o mercado estadual e, até nacional. Florestal tem produzido muito e chegando em diversos pontos da Bahia, com itens como a barrinha de cereais, o chocolate em barras, em forma de mini tabletes, entre muitos outros produtos. A maior importância desse evento é essa: mostrar para as pessoas que a cadeia produtiva do cacau, em Florestal, está viva e ativa, criando laços entre os produtores para fortalecer, ainda mais, esse ciclo produtivo e trazer cada vez mais capacitação para eles.”, disse o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Juvenal Neto, o Neto da Água Já.

“Jequié tem um grande polo produtivo da lavoura cacaueira, aqui em Florestal e, na verdade, esse evento é mais que uma festa. Os produtores participaram de palestras e seminários com o objetivo de ampliar a capacitação e integração entre eles, ao mesmo tempo que foi discutido formas de se ampliar, ainda mais, a produção, melhorando o desempenho dos produtores rurais. Cerca de 500 famílias estão envolvidas diretamente na lavoura de cacau, aqui, em Florestal. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, vem desenvolvendo parcerias para auxiliar essas pessoas a alcançarem ainda mais novos mercados.”, destacou o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

Confira mais fotos do evento clicando aqui