O Prefeito

Zenildo Brandão Santana

Zenildo Brandão Santana

Prefeito

SOBRE 

Zenildo Brandão Santana é natural de Itiruçu-BA, na microrregião do vale do Jiquiriça. Aos 9 anos de idade sua família se mudou para Jequié. Com a morte prematura do seu Pai, teve que conciliar os estudos com o trabalho na roça da sua família na cidade de Lafaiete Coutinho.

A sua vida de homem do campo forte e produtiva chamou a atenção do prefeito Dermival que logo o convidou para ser Secretário de Desenvolvimento e depois Chefe de Gabinete. Em 2008 foi eleito Prefeito de Lafaiete e a sua administração inovadora e eficiente conquistou 95% de aprovação popular tornando-o candidato único na sua reeleição ao cargo de prefeito de Lafaiete Coutinho em 2012.

Durante os 8 anos à frente da prefeitura, Zé Cocá transformou a vida dos lafaietenses. A infraestrutura, agricultura e saúde da cidade nunca receberam tanto investimento na história, além do 1º lugar na qualidade da educação da Bahia, segundo a FIRJAN. E durante os 8 anos de mandato teve todas suas contas as aprovadas pelo TCM.

Zé Cocá ganhou elogios públicos do governador Rui Costa como um exemplo de gestão para as prefeitos da Bahia e o convidou para fazer parte da sua equipe, nomeando Coordenador dos Consórcios da Bahia.

Em 2018, Zé Cocá foi eleito Deputado Estadual pelo Progressista com uma votação expressiva em Jequié e na maioria dos municípios do Vale do Jiriquiçá e Médio Rio das Contas.

Em 2020, com mais de 30 mil votos, Zé Cocá foi eleito prefeito de Jequié.

ATRIBUIÇÕES

Cabe ao prefeito elaborar políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos municípios. Como representante do poder executivo, ele é responsável por encabeçar a administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, do controle do erário ao planejamento e concretização de obras, sejam elas em termos de construção civil ou da área social.

+