Após obras de requalificação do Museu Histórico João Carlos Borges, Prefeitura de Jequié dinamiza visitação pública

Nesta semana, em que é comemorada a 21ª Semana Nacional dos Museus, o Museu Histórico João Carlos Borges, que é gerido pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu na manhã desta quarta-feira, 17, uma mobilização estudantil, com a visita de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), da cidade de Uruçuca. Esteve presente o museólogo, Antônio Varjão Matos, responsável pela visita guiada dos estudantes.

Durante a visita, além de conhecer o espaço, os estudantes tiveram acesso a todo o acervo em exposição, como documentos, murais, fotos, máquinas, mobiliário e objetos antigos que pertenceram a vultos históricos e à várias famílias que ajudaram na consolidação da cidade e, em seguida, participaram de um diálogo sobre “Museu, Museologia e Patrimônio”. A iniciativa faz parte das estratégias implementadas pela Secretaria de Cultura e Turismo e destinadas à mobilização da comunidade local e regional para a visitação ao equipamento, que é gratuita e pode ser agendada pelo telefone 0800 8080 136, aberto de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O Museu passou a funcionar em 2006 e o prédio foi inaugurado em 19 de agosto de 1934, tendo sido o prédio público de Jequié e foi, durante anos, o Grupo Escolar Castro Alves. Para o secretário de Secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, o equipamento, agora revitalizado, é uma grande oportunidade para que a população conheça e valorize o passado histórico do município.

“Temos implementado diversas ações de dinamização do Museu, com encontros, seminários, visitações de escolas, institutos, faculdades, professores, alunos e pesquisadores e, também, muitos turistas que visitam Jequié no período de férias e tem incluído o Museu no roteiro de visitação. Quem quiser agendar visitação, basta ir presencialmente até o setor administrativo do espaço ou ligar para o 08008080136, reforçando que o Museu é parte importante para a valorização da nossa arte, cultura e história e eu considero essencial como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes.”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.