Com apoio da Prefeitura de Jequié, município promoveu 5º Encontro de Guardas Municipais Femininas da Bahia

O município de Jequié sediou entre quinta-feira, 9, até sábado, 11, 5º Encontro de Guardas Municipais Femininas da Bahia, evento que contou com apoio da Prefeitura de Jequié, através de diversas secretarias municipais, e que mobilizou mulheres integrantes das guardas municipais de várias cidades baianas. Estiveram presentes o prefeito de Jequié, Zé Cocá; a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; o secretário de Governo, Vagner Amparo; o comandante da Guarda Municipal, Valdinelio Santos Barros, e o subcomandante, Cloves Furtuoso; demais secretários municipais; a vereadora Moana Meira; a capitã Patrícia de Oliveira, representando o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel, José Andrade Souza Júnior; além de um grande público composto pelas participantes das corporações municipais.

Após a cerimônia de abertura, foi disponibilizado um receptivo, com um coffee break, seguido por momentos de integração e música. O tema escolhido para o evento foi ”Vivendo o propósito de ser Mulher Guarda Municipal”, enfatizando a importância do crescimento profissional das mulheres. Contando com a participação de agentes dos municípios de Vitória da Conquista, Tucano, Itabuna, Pojuca, Pau Brasil, Cairu, Salvador, Itaberaba, Ilhéus, Itapetinga, Feira de Santana, Planalto, Ribeira do Pombal, Umburanas, Senhor do Bonfim,  Jacobina, Dário Meira, Mirangaba, Lauro de Freitas, Maracás,  Encruzilhada, Lagoa Real, Igaporã,  Itororó, Alagoinhas, Jeremoabo, Ibicaraí, Itabuna, Itagi, Delmiro Gouveia,  Juazeiro, Jitaúna, Amargosa, do estado de São Paulo vieram representante de Ilha Solteira e Osasco e do Paraná, guardas femininas da cidade de Curitiba.

Ao longo dos outros dois dias do encontro, foram discutidos os aspectos da segurança pública municipal, com atenção especial à participação das mulheres, além de outros temas relevantes, promovendo a troca de experiências sobre a operacionalização das ações públicas, através da atividade das guardas municipais femininas no estado. Ainda, de acordo com a programação do evento, as participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história do município-sede desta edição, com explanação sobre os biomas e a natureza locais, em visita à uma área da Zona Rural de Jequié, por intermédio do secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.

Para a comissão organizadora, o 5º Encontro de Guardas Municipais Femininas da Bahia logrou êxito e fez cumprir a proposta de reunir as agentes femininas das guardas municipais, fomentando a integração, capacitação e a troca de experiências entre as profissionais da área de segurança pública municipal.