Jequié tem plano de ação da Lei Paulo Gustavo aprovado e autorizado pelo Ministério da Cultura

O município de Jequié foi uma das primeiras cidades baianas que teve o seu plano de ação da Lei Paulo Gustavo aprovado pelo Ministério da Cultura, nesta quinta-feira, 25, fazendo parte da relação dos primeiros 42 municípios baianos que tiveram suas inscrições de plano de ação da LPG validadas pelo Ministério, o que vai possibilitar que a cidade também seja uma das primeiras da Bahia a receber os recursos da nova lei de incentivo cultural.

A aprovação se deveu ao trabalho realizado pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, que desde o ano passado vem mantendo reuniões do grupo de trabalho criado para como parte dos preparativos para a execução da Lei Paulo Gustavo. Para isso, o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, e a diretora de Promoção Cultural da Secretaria, Virginia Pimentel, vem participando de cursos e oficinas de capacitação, juntamente com outros gestores culturais da Bahia e de outros estados, tratando sobre os aspectos e particularidades da lei.

No mês de agosto, em parceria com o Conselho de Políticas Culturais, foi iniciado um processo de escuta de vários segmentos dos trabalhadores de Cultura, a fim de colher sugestões voltadas para o processo de execução da Lei Paulo Gustavo. A expectativa é que, em curto espaço de tempo, a Prefeitura de Jequié receba os recursos para patrocinar projetos culturais pela Lei Paulo Gustavo, na ordem de R$ 1.426.481,68 (um milhão, quatrocentos e vinte e seis mil, quatrocentos e oitenta e um reais e sessenta e oito centavos).

“Foi um grande trabalho em equipe e a Secretaria de Cultura e Turismo conseguiu, em tempo recorde, cadastrar o plano de ação na plataforma do governo federal e, agora, fomos aprovados! O processo agora é a construção dos editais para a divulgação pública, em seguida a apresentação dos projetos que, sendo aprovados, o dinheiro será disponibilizado para os artistas, para que eles possam executar suas ações e brindar a cidade de Jequié com grandes projetos, até o final do ano, gerando emprego e renda para os trabalhadores da cultura.”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.