Prefeitura de Jequié e Sindicomerciário realiza I Feira de Saúde em homenagem ao Dia Internacional da mulher

Com a proposta de celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Jequié, Sindicato dos Empregados no Comércio de Jequié (Sindicomerciário), Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia (FECOMBASE), Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT), realizaram, nesta quarta-feira, 8, a I Feira de Saúde da Mulher Comerciária de Jequié. Estiveram presentes, a diretora da Atenção Básica, Marisna Gonçalves; a presidente do Sindicomerciário, Laisa Barbosa; equipe técnica da Secretaria de Saúde; membros e diretores das entidades participantes; as mulheres contempladas pelos atendimentos de Saúde.

O evento, que mobilizou os trabalhadores do comércio, aconteceu na Praça Rui Barbosa, das 9h às 16h, com a disponibilização de testagem rápida para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e identificação para Covid-19; verificação de pressão arterial; atendimentos odontológicos e médico clínico geral; exames preventivos; atualização do calendário vacinal, com administração das vacinas da Covid-19, da gripe Influenza, entre outras, e orientações sobre Saúde da mulher. Para serem atendidas, as mulheres tiveram que apresentar documento de identificação, RG e cartão SUS.

“Hoje, em média, 80% dos trabalhadores do comércio são mulheres, e muitas delas, que trabalham em horário comercial, têm uma vida muito corrida para estarem fazendo exames ou conseguirem solicitar uma folga nesse dia. Por conta disso, estamos promovendo essa inciativa de Saúde, com a disponibilização dos atendimentos em um local mais perto do local de trabalho delas.”, afirmou a presidente do Sindicomerciário, Laisa Barbosa.

“Fomos convidados a participar dessa importante mobilização, destinada às mulheres que atuam no comércio do Centro e levamos o odontomóvel e o ônibus do programa Saúde em Ação, com toda a estrutura necessária ao atendimento de Saúde de forma itinerante. Os serviços ofertados mantiveram a mesma qualidade do que é disponibilizado na Unidade de Saúde e, graças a Deus, tivemos um fluxo tranquilo e pudemos atender a todas as mulheres neste Dia Internacional da Mulher. Lembrando que as nossas Unidades de Saúde continuam a oferecer os atendimentos médicos, exames preventivos, as vacinas e demais procedimentos. As mulheres que não conseguiram ser atendidas, podem procurar a Unidade mais próxima de sua casa e dar prosseguimento ao atendimento.”, disse o secretário de Saúde, Marlon Pereira.