Prefeitura de Jequié inicia etapa de pavimentação asfáltica da Avenida César Borges

Com o objetivo de melhorar a trafegabilidade e promover mais qualidade de vida para a população, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura, deu início, nesta segunda-feira, 29, ao serviço de fresagem da Avenida César Borges, sendo esta a primeira etapa para a pavimentação asfáltica que será executada na via, como parte dos investimentos do programa Asfalto Novo Por Toda Cidade, iniciativa que já levou melhorias na infraestrutura urbana para diversos bairros e localidades.

O processo de retirada do asfalto desgastado, chamado de fresagem, é necessário em função do estado deteriorado em que se encontra a Avenida, atingida pelas enchentes do Rio Jequiezinho e Rio de Contas, que causaram danos ao pavimento, prejudicando, assim, o tráfego de veículos. Por conta do trabalho que está sendo executado, todo o trecho da Avenida César Borges, da ponte do Pompílio Sampaio até a Avenida Franz Gedeon, está interditado e os condutores têm sido orientados em buscar rotas alternativas para acessar a Franz Gedeon.

O serviço de recuperação da Avenida vem sendo executado em etapas e, antes da fresagem, foi feita a instalação de mantas geotêxtil e dos tubos de drenagem, usados para diminuir o acúmulo de água no subsolo. Após a retirada do asfalto desgastado, virá o serviço de rolo-compressão, seguido pela compactação para, ao final, ser aplicada a massa asfáltica, devolvendo, assim, a trafegabilidade à Avenida César Borges.

“Tivemos que aguardar um pouco, porque a via ainda apresentava os efeitos das enchentes, com muitos pontos com borrachudos, que dificultavam a aplicação do asfalto. Então atuamos na diminuição da permeabilidade e no aumento da rigidez com a instalação das mantas geotêxtil e os tubos de drenagem pluvial e, agora, estamos trabalhando com a fresagem e, em seguida, com as demais etapas da pavimentação asfáltica. Tão logo os serviços estejam concluídos, liberaremos a avenida, mas é necessário que os condutores tenham um pouco de paciência, pois o trabalho requer muito cuidado e muita atenção.”, explicou o secretário de Infraestrutura, Lucindo Menezes.