Prefeitura de Jequié inicia período de matrículas antecipadas de estudantes da Educação Especial para o ano letivo 2024

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria da Educação, deu início, nesta segunda-feira, 27, ao período de matrícula para estudantes da Educação Especial. Com esta iniciativa, a administração municipal poderá identificar as necessidades educacionais específicas desses alunos, mapear as escolas e assegurar, de forma prévia, a organização dos suportes e recursos de acessibilidade física e pedagógica, visando o desenvolvimento cognitivo pleno, com acolhimento e inclusão.

Neste período, será possível matricular alunos com deficiências, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e altas habilidades ou superdotação para o ano letivo de 2024 e as matrículas ocorrem em todas as unidades de ensino, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

É importante destacar que, além das matrículas antecipadas, os alunos podem ser matriculados no Sistema Municipal de Ensino em qualquer período do ano e o aluno será matriculado na escola onde o cadastro foi realizado ou em outra mais próxima da residência, conforme a oferta de vagas.

“A matrícula antecipada para a Educação Especial tem como objetivo principal priorizar e garantir a vaga das crianças com deficiência, Autismo, altas habilidades, considerando as especificidades delas, para que assim, possam ser organizados os espaços físicos e pedagógicos, garantindo o acesso, a permanência e a aprendizagem destes estudantes de forma plena, a partir do planejamento das diferentes ações que englobem o aperfeiçoamento, implementação e a disponibilização de uma Educação mais inclusiva.”, disse a secretária de Educação, Elvia Sampaio.