Prefeitura de Jequié inicia projeto “A Escola vai ao Teatro” e mobiliza centenas de estudantes do Sistema Municipal de Ensino

Alegria e emoção tomaram conta do Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, nesta sexta-feira, 24. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, deu início ao projeto “A Escola vai ao Teatro”, que mobilizou cerca de mil estudantes das escolas municipais. Estiveram presentes, o prefeito de Jequié, Zé Cocá; a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio; a presidente do Conselho Municipal de Educação, a professora Vitória Maria Brandão; a presidente do CACS FUNDEB, a professora Lucy de Santana; a equipe técnica da Secretaria de Educação; professores, alunos e trabalhadores da Educação.

A ação, que promove a democratização da Cultura, formação de novas plateias, além da inclusão social, por meio de espetáculos teatrais gratuitos, reuniu alunos de 10 escolas e contou com apresentação da peça teatral “Os três porquinhos e o lobo mau”, uma adaptação inspirada no conto clássico homônimo sobre a história de três irmãos porquinhos que, por estarem crescidos, decidem sair da casa da mãe e cada um construir a sua casa para morar. A secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio, destacou que o projeto ajuda a promover o acesso à cultura para as crianças e, desta forma, auxilia na contextualização do conteúdo de diversas áreas do conhecimento.

“Estávamos esperando a volta das apresentações teatrais, pós-pandemia, para executarmos esse projeto que, ao meu ver, propicia aos estudantes uma experiência incrível fora do ambiente escola, mas dentro do processo de aprendizado, já que provoca e suscita o despertar de novas habilidades, interagindo com outros recursos pedagógicos. O projeto é socialmente inclusivo, pois muitas dessas crianças nunca vieram ao teatro e outras, talvez, não tenham condições de pagar o ingresso para vir assistir ao espetáculo. Estamos muitos felizes pois esse projeto reforça o nosso compromisso de contribuir para a democratização da Educação e, também, da difusão da cultura entra a comunidade escolar.”, afirmou a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio.