Prefeitura de Jequié investe na requalificação do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador

Investir na reestruturação física das Unidades de Saúde, bem como no aperfeiçoamento dos profissionais e trabalhadores, têm sido algumas das iniciativas da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, para fortalecimento da rede municipal de Saúde. Com este objetivo, foi entregue na manhã desta quinta-feira, 20, as obras de requalificação do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Estiveram presentes, o prefeito de Jequié, Zé Cocá; o secretário de Saúde, Marlon Pereira; a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; o vereador Jesiel Cavalcante, o Ziel; demais secretários municipais; a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador, Francielli Cardoso; a coordenadora do CEREST, Rita Camargo; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celso Argolo; a representante do Núcleo Regional de Saúde Sul/Jequié, Yana Argolo; a professora Ivone Gonçalves Nery, representante do Departamento de Saúde, da Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB); o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região (SINSERV), Venício Lucena; além da equipe técnica da unidade.

Durante o evento, os presentes puderam conhecer as instalações do CEREST, que atende Jequié e mais 25 municípios e atua em parceria com várias instituições públicas, como o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), bem como, além das entidades da sociedade civil, como sindicatos, associações empresariais e profissionais, contando com uma equipe multiprofissional formada por médico do trabalho, enfermeiros, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e administrativo, desenvolve ações de prevenção, promoção e assistência da população trabalhadora.

"Felizes por conseguirmos entregar mais essa obra e, também, pelo atendimento que será prestado aos trabalhadores, a partir dessa reestruturação do CEREST. Temos um espaço verdadeiramente preparado para os trabalhadores se prevenirem de acidentes ou doenças decorrentes do trabalho. Essa reforma se soma às obras de reforma dos demais equipamentos de Saúde que temos entregado, o que demonstra o compromisso que temos com os trabalhadores e a população, de forma geral.", explicou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.

 

“Entregamos nesta quinta-feira, as obras de requalificação da sede do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador, para os trabalhadores e profissionais possam contar com um local especializado no atendimento de prevenção ou caso de acidentes do trabalho. Tão importante quanto contar com profissionais qualificados, é cuidar para que esses profissionais e trabalhadores tenham atendimento pleno, caso seja necessário! Com a reforma, o CEREST ficou muito mais acolhedor e humanizado, inclusive para os nossos servidores que atuam na unidade. Torcemos para que nada aconteça, mas, se precisarem, temos agora o CEREST completamente recuperado à disposição dos trabalhadores para seu atendimento especializado.”, destacou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.