Prefeitura de Jequié mantém padrão de qualidade da merenda servida aos estudantes das escolas municipais

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, tem garantido aos cerca de 20 mil alunos matriculados no Sistema Municipal de Ensino uma alimentação escolar de qualidade, com grande variedade de itens que incluem frutas, verduras, frango, carne bovina, seguindo um cardápio diversificado e preparado pela equipe de nutricionistas, e acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar que monitora o recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos aos estudantes.

O cardápio, criado pela equipe técnica de nutricionistas e disponibilizado aos alunos das escolas e creches municipais, é preparado conforme estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que proíbe alimentos ultraprocessados como açúcar, mel e adoçante nas preparações para alunos até 3 anos de idade. Os estudantes que apresentam restrição alimentar, como os que têm doença celíaca, intolerância à lactose ou outra, devidamente comprovada através de relatório médico apresentado à Secretaria de Educação, contam com um cardápio adaptado e que é servido na merenda escolar.

De acordo com o CAE, desde o ano passado a meta obrigatória de 30% na aquisição dos produtos oriundos da agricultura familiar, foi ultrapassada, e a merenda produzida pelas unidades escolares, desde então, vem contando com muito mais itens produzidos na Zona Rural do município. O Conselho Municipal de Alimentação Escolar realiza, rotineiramente, fiscalizações para controle e reavaliação dos processos de produção, executados pelas profissionais responsáveis pela merenda, que participaram em novembro de 2022, de mais um curso de capacitação e deverão ser atualizadas, novamente, ainda neste mês de março.

Para Ana Maria Bulhões, nutricionista e responsável pela equipe técnica da alimentação escolar, a merenda é saudável e saborosa, contando com um cardápio variado, com feijão com legumes, risoto, arroz, salada, macarrão, carne, ovos, leite e, é claro, as frutas que são servidas de acordo com a estação.

“O cardápio tem o objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos estudantes, por meio de alimentos ricos em valores nutricionais. Todo o controle dos alimentos, inclusive dos que vêm da agricultura familiar, é monitorado, procurando otimizar a produção, mantendo rigidamente a higiene na manipulação, de acordo com as boas práticas de alimentação no ambiente escolar.”, disse a nutricionista, Ana Maria Bulhões.

“Investir em merenda de qualidade para nossos alunos é investir no futuro da Educação! Uma criança de barriga vazia, sentindo a dor causada pela fome, não tem condições de se concentrar e aprender. A alimentação escolar é servida em todas as unidades de ensino, com o máximo de qualidade e de forma bastante diversificada, conforme o cardápio desenvolvido pela equipe técnica formada pelas nutricionistas.”, afirmou a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio.