Prefeitura Municipal de Jequié mantém em funcionamento serviços da Proteção Social Especial

A Prefeitura Municipal de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, vem mantendo os serviços da Proteção Social Especial, que fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e têm como objetivo promover atenções socioassistenciais às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

Confira, agora, os locais e horários destes serviços da Proteção Social Especial:

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS/PAEFI) realiza um serviço voltado às famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, oferecendo apoio, orientação e acompanhamento para superação da situação de vulnerabilidade, através da promoção de direitos e preservação dos vínculos familiares e sociais.

– CREAS/PAEFI fica localizado na Travessa 15 de novembro, nº 480, Campo do América;

O Núcleo de Atendimento às Mulheres (NAM) realiza atendimento multiprofissional às mulheres vítimas de violência doméstica, dada a proteção legislativa com base na Lei 11.340/06, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

– O Núcleo de Atendimento às Mulheres fica na Travessa 15 de novembro, nº 480, 1º Andar, Campo do América, telefone (73) 3525-1083;

A Sala Lilás é uma extensão do NAM, localizada na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), cujo espaço mantido pela Prefeitura Municipal de Jequié, oferece serviços especializados e humanizados às mulheres que chegam na delegacia com o objetivo de denunciar agressões sofridas.

– A Sala Lilás fica na Rua 15 de Novembro, s/nº, Campo do América;

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS/Medidas Socioeducativas) realiza o acompanhamento do cumprimento das medidas socioeducativas de liberdade assistida e de prestação de serviço à comunidade, que se fundamenta no atendimento especializado, na escuta qualificada, no acompanhamento dos adolescentes e de suas famílias de forma integrada aos demais serviços socioassistenciais e às políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, cultura, esporte e lazer.

– CREAS/Medidas Socioeducativas está localizado, temporariamente, na Rua 15 de Novembro, nº 424, Campo do América, com horário de atendimento das 8h às 13h;

O Abrigo Waldeck Santos Silva e Abrigo Infantil Malvina Costa, funcionando 24h, mas, por conta da pandemia da Covid-19, teve que promover mudanças no fluxo dos serviços prestados no acolhimento institucional, por se tratar de atividade essencial e contínua, incorporando atendimento especial, determinando a restrição do contato físico com os interessados e comunidade externa. Assim, as visitas estão, temporariamente, impedidas, bem como as saídas eventuais das crianças e adolescentes institucionalizadas. De modo compensatório, as informações fundamentais são prestadas aos familiares por meio de ligações telefônicas, transmitidas pela equipe multiprofissional dos abrigos, bem como, através de videochamadas para os familiares:

– Abrigo Infantil Malvina Costa, Rua Botafogo, s/nº, Mandacaru;

– Abrigo Waldeck Santos Silva, localizado no Loteamento Vicente Grilo, Rua E, nº 60, Jequiezinho.

A Casa de Passagem realiza o atendimento e o acolhimento provisório de pessoas em situação de rua, de ambos os sexos, em situação de risco e/ou abandono, e/ou rompimento dos vínculos familiares, sem condições de sustento próprio, respeitando o direito de permanência por tempo determinado, de acordo com as articulações e ações entre os Serviços de atendimento à população em situação de rua. Oferecemos acolhimento personalizado e humanizado.

– A Casa de Passagem fica na Rua Agapito Fernandes, nº 318, Jequiezinho, funcionando 24 horas;

O Centro POP, situado anexo à Casa de Passagem, visa garantir o atendimento à população em situação de rua, os serviços de apoio, com atenção especial às demandas de alimentação e acesso a outros itens básicos de subsistência permanecem garantidas. Ademais, a equipe de abordagem, através do telefone (73) 98803-0558, cujo canal de denúncia e requisição de assistência está disponível diariamente, 24 horas.

– Centro POP fica na Rua Agapito Fernandes, nº 328, Jequiezinho.