Secretaria de Cultura e Turismo
Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho - Secretário

Secretaria de Cultura e Turismo

Competências

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECUT) tem como missão formular e implementar, com a colaboração da sociedade, políticas públicas voltadas para estruturação e fomento da Cultura e do Turismo local, valorizando a diversidade cultural e os potenciais turísticos, nas suas diversas dimensões, especialmente na promoção da cidadania.

A SECUT entende a cultura como toda a produção simbólica de um povo. Para a elaboração de suas políticas públicas, leva em consideração algumas diretrizes comuns aos entes federados (municipal, estadual e federal), são elas: a construção de uma cultura cidadã, o fortalecimento da institucionalidade cultural, o crescimento da economia da cultura, a ampliação do diálogo intercultural e o alargamento das transversalidades da cultura.

A Secretaria de Cultura e Turismo coordena a política cultural do Município, que tem, entre seus principais objetivos, valorizar e promover a diversidade artística e cultural local (especialmente nos bairros, distritos e povoados); promover os meios para garantir o acesso de todo cidadão aos bens e serviços artísticos e culturais; registrar e compartilhar a memória cultural de Jequié e valorizar e promover a cultura da paz e do respeito às diferenças étnicas, de gênero e de orientação sexual; entre outros.

Por fim, compete à SECUT, reconhecer e garantir saberes, fomentar o desenvolvimento dos potenciais turísticos, conhecimentos, expressões e festas tradicionais (a exemplo do São João); proteger, valorizar e promover o patrimônio material, imaterial, histórico, artístico, arqueológico, natural, documental e bibliográfico e manter mecanismos próprios de fomento e financiamento da cultura, seja através do Fundo Municipal de Cultura ou pela Lei nº 1.450 de apoio à cultura por dedução fiscal, sempre em consonância com as especificidades dos diferentes segmentos e atividades.

Endereço: Rua Nestor Ribeiro, Nº 593, Centro
E-mail: secutjequie2017@gmail.com
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira, das 08:00 às 18:00.