Prefeitura de Jequié dará início a recuperação das estradas vicinais, iluminação pública, escola e posto de saúde na região de Monte Branco
- Postado em:
6 de março de 2017
-
Prefeitura de Jequié

Esquecida e abandonada há muitas gestões, a região do distrito de Monte Branco, reconhecida produtora de hortifrúti que abastece nosso mercado consumidor local, recebeu na manhã do último domingo, 05/03, a visita do Prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, e dos secretários de Serviços Públicos, Renê Andrade, de Infraestrutura, Fabrício Borges. Em companhia dos vereadores Ivan do Leite e Marcinho, o prefeito Sérgio da Gameleira, esteve na sede do distrito, onde se encontram abandonadas as estruturas de amparo social, educacional e de saúde daquela localidade. O posto de saúde foi deixado completamente em ruínas, em nada lembrando o ambiente asséptico e limpo que a saúde necessita para ser efetuada. A escola também está parada no tempo, com móveis antigos e equipamentos que já não funcionam mais.
A região de Monte Branco conta com um salão comunitário, único local para encontros, reuniões e espaço de convívio social. Mas em função da falta de cuidado e atenção ao longo dos anos, o local se deteriorou e não pode mais ser utilizado, oferecendo risco de desabamento. Em todo o perímetro da sede e imediações do distrito, constatou-se a precariedade no serviço de iluminação pública. Por lá se vive em plena escuridão por falta de reposição das lâmpadas queimadas.
Durante a visita, o prefeito Sérgio da Gameleira, assinou a autorização para a recuperação das estradas vicinais da região de Monte Branco, que pelo péssimo estado em que se encontram, inviabilizam o escoamento da produção agrícola, prejudicando os pequenos produtores rurais. O estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte, na qualidade do produto transportado e no preço final ao consumidor. Foi verificado que existem trechos de estradas completamente destruídos, com gigantescas crateras impossibilitando o tráfego e outros em que só é possível transitar apenas um carro por vez.
Com a assinatura de serviço para recuperação dessas estradas, o município vai resgatar os valores de cidadania da população rural, numa região historicamente esquecida. “O acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através das estradas vicinais. Os alunos da zona rural, por não ter uma boa escola na sua localidade, enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade. Sem contar no péssimo estado do posto de saúde, na iluminação pública e no salão comunitário. Nós vamos mudar tudo isso! Vamos dar início a recuperação das estradas, vamos requalificar o posto de saúde, reformar a escola e o salão comunitário, vamos iluminar Monte Branco. Vamos dar dignidade ao nosso povo!”, afirmou o prefeito durante o ato de assinatura da ordem de serviço.