
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 27, no Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (CEEP), a solenidade de entrega dos tábletes aos agentes comunitários de saúde que, a partir de agora, vão contar com o auxílio do instrumento eletrônico, similar a um minicomputador, como ferramenta de trabalho, informatizando, assim, o trabalho de cadastramento dos territórios, atendendo de forma mais rápida os cidadãos. Estiveram presentes, a secretária de Educação, Graça Bispo, representando o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; a assessora especial da Secretaria de Saúde, Márcia Cristina dos Santos, representando o secretário de Saúde e vice-prefeito, Hassan Iossef; a diretora da Assistência em Saúde, Jaciara Mendes; a diretora da Atenção Básica, Ivana Quaresma; a enfermeira instrutora, supervisora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Zona Rural de Jequié, Soraia Sampaio; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silvino Rodrigues; o presidente do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias (Sindacs), Erlon Oliveira Cruz; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região (SINSERV), Vinícius Lucena; além de centenas de agentes comunitários de saúde.

Durante a solenidade, foram entregues 10 aparelhos, simbolicamente, de um total de 360, que serão entregues após uma capacitação que os agentes passarão para utilizar o equipamento.

O uso dos tábletes dará mais agilidade ao serviço dos agentes comunitários de saúde, que terão acesso ao aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde, E-SUS AB Território, que vai eliminar as fichas de cadastro das famílias, reduzindo o armazenamento de papel dentro das Unidades de Saúde da Família, aumentando a velocidade de compartilhamento de informação com o restante da equipe e reduzindo o tempo de cadastramento e atualização dos cadastros da população no território.
Segundo o secretário de Saúde, Hassan Iossef, a atual gestão tem empreendido esforços na implantação de um sistema informatizado por entender que é possível avançar ainda mais na organização dos serviços e obter um sistema de registro amplo, com dados bem definidos, uniformes, possibilitando um maior controle no monitoramento das equipes, a partir da análise dos dados.
"O trabalho que é desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde é fundamental para a estrutura de atendimento da Saúde, no município. São eles que nos informam onde e como intervir para melhorar a prestação do atendimento. Para a administração municipal, é preciso conhecer onde intervir e, a partir das informações levantadas pelos ACS, é que temos conhecimento dessas demandas da população. A partir da entrega dos equipamentos, estamos proporcionando melhores condições para que os profissionais registrem e informem à Secretaria de Saúde para a elaboração do banco de dados, indicadores sociais, demográficos e de saúde, os quais permitem um melhor planejamento e implementação de efetivas políticas públicas de saúde em Jequié.", disse o secretário de Saúde, Hassan Iossef.