O palco instalado no Mercado Municipal Armando Santos Cardoso, o Mercadão Municipal da Praça da Bandeira, foi um dos cenários montados pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, para a realização dos festejos natalinos na cidade. No final da tarde desta quarta-feira 13, o local recebeu a programação cultural alusiva ao II Encontro de Sanfoneiros com as presenças do secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; do secretário de Relações Institucionais, Eliezer Pereira, o Fiim; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão; da equipe técnica da Secretaria; demais artistas, músicos e público frequentador.
O evento, que teve entrada gratuita, também comemorou o Dia Nacional do Forró e o aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que estaria completando 113 anos de idade nesta data. A iniciativa reuniu os sanfoneiros e músicos, Gilson Prates, Palmeiron Andrade, Pedrinho Losi, Val Zabumbaia, Ismael, Carlos Novaes, Carlos Galvão, Moisés Mesquita, Pedro Paes, Lello Andrade, o jovem Matheus Benicio, Rosy Banda, Tribuna do Acordeon e o sanfoneiro Claudinho dos Baixos, o homenageado que recebeu de presente da Secretaria de Cultura e Turismo um quadro assinado pelo artista plástico, Luciano Lélis. O encerramento foi marcado pelo emblemático encontro de todos os sanfoneiros participantes ocupando o palco.
Claudionor Oliveira Nunes, o Claudinho dos 8 Baixos, nasceu no município de Jequié, tendo a música como parte do dia a dia do seio familiar, sendo neto de Pedro Piroca, organizador de tradicionais cantorias de terno de reis, sobrinho de dois outros grandes nomes da cena musical local, João Faustino e Cosme da Sanfona, e tio de Rosinaldo Nunes Santos, o Rosy Banda. Participante ativo do grupo de terno de reis, As Pastorinhas, composto por suas irmãs, Claudinho se popularizou no meio artístico por animar as festas de São João mais tradicionais da cidade, acompanhado da sua sanfona de oito baixos, que lhe conferiu o sobrenome artístico.
“Realizado de forma oficial pelo segundo ano consecutivo, o Encontro de Sanfoneiros de Jequié mais uma vez trouxe os artistas e sanfoneiros, numa mais que merecida homenagem pública. Este ano, celebramos o Dia Nacional do Forró, o aniversário de Luiz Gonzaga e a arte de Claudinho dos 8 Baixos, em uma comemoração às tradições nordestinas e em reconhecimento à honrosa contribuição que esses músicos deram e continuam dando à Cultura de Jequié! Vida Seu Luiz, viva Claudinho do 8 Baixos e um viva à Cultura e as artes jequieenses!”, disse, entusiasmado o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.