Prefeitura de Jequié lança projeto Plantando Futuro e reforça ações de preservação do meio ambiente

Com muita animação, alegria e a participação de centenas de estudantes, a Prefeitura de Jequié, promoveu na tarde desta quarta-feira, 22, no Parque de Exposições Luiz Carlos Braga, a solenidade de lançamento do projeto Plantando Futuro. Estiveram presentes o prefeito de Jequié, Zé Cocá; a secretária de Educação, Elvia Sampaio; o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; demais secretários municipais; o vereador Emanoel Campos Silva, o Tinho de Waldeck, presidente da Câmara Municipal; os vereadores Daubti Rocha, Colorido, líder do governo na Câmara; Gilvan Santana, líder da maioria na Câmara; Walmiral Marinho; Marcos Lameque; Ladislau Bulhões, o Bui; Joaquim Caires; Josiel Cavalcante, o Ziel; Eduardo Simões, o Duda; o presidente do Sindicato Rural de Jequié, Erivã Ribeiro; alunos e professores das escolas municipais.

De acordo com o projeto, as secretarias municipais de Educação, Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Serviços Públicos, Infraestrutura e a Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN), estarão unidas em um esforço conjunto, a fim de contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável, com ênfase em ações de preservação das áreas verdes, plantio de árvores frutíferas e nativas, recuperação dos pontos utilizados pela população para descarte irregular de lixo, estímulo à diminuição do gás carbônico e outros contaminantes do meio ambiente, entre outras iniciativas. Tudo isso tendo como parceiros, órgãos e entidades da sociedade civil.

Durante o evento de lançamento, os estudantes da Escola Municipal Doutor Celi de Freitas, Escola Municipal Doutor Carlos Aguiar Ribeiro e Escola Municipal Curral Novo, participantes do projeto, foram eleitas “Guardiões do Tesouro Verde” e, juntamente com o prefeito Zé Cocá, fizeram o plantio dezenas de mudas de árvores nativas, que estarão compondo um bosque no espaço do Parque de Exposições.

“Temos que pensar em como, por meio da Educação, conseguimos interferir positivamente, no futuro que queremos deixar para estas crianças. Sabemos que a Educação é transformadora, mas ela sozinha não consegue mobilizar todos os setores da cidade e, por este motivo, o projeto Plantando Futuro vai buscar o trabalho coletivo, tanto com as nossas secretarias municipais, quanto com as entidades e órgãos da sociedade civil. Acreditamos que, todos juntos, consigamos avançar na preservação do nosso meio ambiente!”, destacou a secretária de Educação, Elvia Sampaio.

“Momento de alegria para todos nós! O projeto Plantando Futuro tem esse olhar para o cuidado e a preservação da natureza, com destaque espacial com o plantio de árvores. Já estamos executando a arborização nas escolas, nas ruas e avenidas, estamos estruturando o nosso viveiro municipal e agora, por meio a implantação do projeto, deveremos intensificar ainda mais as nossas ações, estimulando o sentimento de pertencimento dos jequieenses e, assim, deveremos ter resultados muito positivos, na questão do meio ambiente, para todos nós!”, disse o prefeito de Jequié, Zé Cocá.