Prefeitura de Jequié promove capacitação em emergência e primeiros socorros para servidores que atuarão nos festejos juninos 2024

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu nesta quinta-feira, 16, uma capacitação destinada às equipes das secretarias municipais que atuarão na realização do São João 2024. Estiveram presentes o coordenador administrativo da Secretaria de Cultura e Turismo, Alan Vieira; o coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Murilo Bulhões; além de representantes da Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente e da Diretoria de Eventos.

A iniciativa faz parte dos protocolos de segurança instituídos pelo 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, visando ações preventivas e de primeiros-socorros. A capacitação, que foi dividida em duas etapas, a teórica e a prática, também teve o objetivo de preparar os servidores para atuarem na prestação de apoio ou suporte em possíveis situações de emergência, abordando assim diversos cenários, como um vazamento de botijão de gás de cozinha, usado nos quiosques das praças, por exemplo.

“Essa capacitação é muito importante, pois reforça os conhecimentos teóricos e práticos das pessoas que fazem parte das equipes que estarão atuando nos circuitos do São João, buscando aumentar a segurança tanto dos festeiros, como das pessoas que estarão trabalhando na festa. A expectativa é de mais um ano sem incidentes entre os visitantes e turistas que vêm desfrutar dos nossos festejos juninos. Foram abordadas as principais ocorrências que podem acontecer no evento, as medidas preventivas e as manobras de primeiros socorros mais urgentes e necessárias. O objetivo foi proporcionar uma experiência prática sobre como lidar nessas situações de urgência.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.