Prefeitura de Jequié realiza encerramento dos cursos gratuitos e forma novos profissionais para mercado de trabalho

Prefeitura de Jequié realiza encerramento dos cursos gratuitos e forma novos profissionais para mercado de trabalho

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, concluiu na quarta-feira, 29, mais três cursos profissionalizantes gratuitos, sendo o de Manicure, o de Cabeleireiro e o de Culinária Junina, destinado às pessoas que têm o interesse em desenvolver novas habilidades e avançar no competitivo mercado de trabalho. Estiveram presentes, a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; a coordenadora de cursos e oficinas da Central de Cursos, Geisa Calhau; as instrutoras dos cursos, Hariella Trindade Oliveira Santos, Telma Silva Novais e Juliana Costa Magalhães; e os novos profissionais recém-formados.

Os cursos gratuitos contaram com alunas assistidas pelo município, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Núcleo de Atendimento às Mulheres, Centro Pop e pelo Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O de Manicure ensinou às participantes as técnicas de cutilagem, esmaltação, patologias, entre outras. Já o de Cabeleireiro desenvolveu as técnicas de corte, escova, hidratação e outros conteúdos importantes. A novidade dessa etapa de cursos gratuitos foi o de Culinária Junina, onde as participantes aprenderam, na prática, as receitas de bolo de milho, cocada, pé de moleque, pipoca gourmet, pé de moça, brigadeiro de parmesão, de paçoca, de milho, de churros, dentre outros. Durante a solenidade de encerramento, as participantes do curso apresentaram uma exposição da produção feita e todas receberão o certificado de conclusão profissional.

“Acredito firmemente no poder transformador da Educação e da qualificação profissional. Sabemos que oferecer cursos como esses de Manicure, de Cabeleireiro, de Culinária Junina não apenas proporcionam habilidades práticas, mas também abrem portas para novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo. É uma maneira de empoderar nossos cidadãos, especialmente as mulheres, que desempenham um papel fundamental em nossa sociedade. A proposta do programa Desenvolve Jequié é essa: gerar trabalho e renda.”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.