A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nesta terça-feira, 18, um evento integrativo e de reforço às relações entre as pessoas idosas assistidas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos referenciados pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Estiveram presentes o prefeito de Jequié, Zé Cocá; a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; demais secretários municipais; o gestor municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Emerson Nery; a gestora de Proteção Social Básica, Suellen Pereira; a gestora Orçamentária e Financeira, Noélia Galvão; e o gestor da Proteção Especial, Alexandro Luiz Bomfim; todos os coordenadores e equipes técnicas dos CRAS.
O encontro teve como tema o São João e contou com a participação de cerca de 300 pessoas, todas integrantes dos grupos de pessoas idosas atendidas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Embalados por muito forró, decoração junina, brincadeiras, comidas típicas e, até, a quadrilha de pessoas idosas SCFV, o evento contou com apresentação da Valsa do Espantalho; a encenação do monólogo de cantigas antigas, com Luzinete Maria, fruto de projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo; e os professores de dança da Escola de Forró Baião de Dois, Pedrinho LoSi e Liliane Nunes.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana, eventos como esse desempenham um papel essencial na construção de relacionamentos saudáveis, no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, e na promoção de valores como respeito, solidariedade e companheirismo.
“Uma grande iniciativa já que, para muitas dessas pessoas, esta é uma oportunidade única para se divertirem, criarem laços de amizade, vivenciarem momentos de alegria e, com isso, reforçar os sentimentos de pertencimento e de autoestima. Essas experiências positivas, com toda a certeza, impactam no desenvolvimento social, na melhoria da qualidade de vida, promovendo a alegria e interação entre todos os participantes dos grupos de pessoas idosas assistidas pelos nossos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.