Seguindo orientação do Ministério da Saúde, Prefeitura de Jequié amplia temporariamente vacinação contra Dengue para público de 4 a 59 anos

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, Prefeitura de Jequié amplia temporariamente vacinação contra Dengue para público de 4 a 59 anos

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, ampliou, a partir desta segunda-feira, 17, o público-alvo para a vacina contra a Dengue. Antes disponível somente para o público de 10 a 14 anos, o imunizante agora também é aplicado para pessoas de 4 a 59 anos, sem necessidade de agendamento, nas Unidades de Saúde do município.

De acordo com nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, para ser imunizado é necessário que a pessoa não tenha tido Dengue nos últimos seis meses e para receber a vacina, as crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais, responsáveis ou qualquer adulto maior de 18 anos no momento da vacinação e estar de posse do documento do RG e carteirinha de vacinação.

A ampliação temporária faixa etária Dengue 4 a 59 anos apenas do lote, com vencimento em 30/06/2024. A vacina apresenta uma série de benefícios como proteger contra os quatro tipos do vírus da Dengue, reduzindo significativamente o risco de desenvolver formas graves da doença e protegendo por um período maior. Para o secretário de Saúde, Marlon Pereira, a iniciativa deverá contribuir para o aumento da cobertura vacinal.

“A ampliação foi definida com o objetivo de dar mais celeridade à vacinação, em razão da baixa adesão do público inicial, e segue a diretriz do Ministério da Saúde, que orientou que a vacinação fosse feita de forma gradual. A vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e estamos bastante empenhados, com o apoio dos nossos profissionais e trabalhadores da saúde, colocando em prática diversas estratégias de vacinação, como os postos de vacinação durante os festejos de Santo Antônio e, agora, na Praça Rui Barbosa, durante a realização do São João de Jequié. Vamos juntos na imunização contra a Dengue.”, disse o secretário de Saúde, Marlon Pereira.