Prefeitura de Jequié realiza tradicional desfile cultural em celebração aos 127 anos do município

  • Compartilhar:
Prefeitura de Jequié realiza tradicional desfile cultural em celebração aos 127 anos do município

Nesta sexta-feira, 25 de outubro, data em que o município celebra 127 anos de emancipação política, a Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, reuniu milhares de jequieenses que lotaram a Avenida Rio Branco, no Centro, para prestigiar o tradicional Desfile Cultural, realizado anualmente em homenagem à história e cultura da cidade. Estiveram presentes, o prefeito de Jequié, Zé Cocá; o deputado federal,  Leur Lomanto Júnior; o deputado estadual, Hassan Iossef; o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; o secretário de Governo, Vagner amparo; a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda; a secretária de Educação, Elvia Sampaio;  o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente,  José Claudemiro Passos; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão;  o procurador-geral do município, Daniel Quadros; a Superintendente Municipal de Trânsito , Karla Geambastiane; o presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanuel Campos Silva, o vereador Tinho de Waldeck, e os demais vereadores,  Ladislau Bulhões, o Bui; Daubti Rocha, o Colorido; José Augusto Aguiar, o Gutinha; Marcio Oliveira Melo, o Marcinho; Gilvan Souza Santana, o Soldado Gilvan; Josiel Cavalcante, o Ziel; o tenente-coronel Márcio Amorim de Marcelo, comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar; o coordenador de Planejamento Operacional do 19º BPM, major Marcos Lemos; o coordenador de Planejamento Operacional, capitão Joseval Almeida da Silva Junior, da CIPE Central; o major subcomandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Leandro Costa Lima; a coordenadora da Seção de Atividades Técnicas, a tenente do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Socorro Cruz; o comandante da Guarda Municipal, Adernil fraga; o Bispo da Diocese de Jequié, Dom Paulo Romeu; o ex-capelão da Força Área Brasileira, José Ferreia Borges; entre outras autoridades civis e militares presentes.

O desfile teve início ao som do Hino Nacional Brasileiro, com o tradicional hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, conduzido por autoridades políticas e militares. Em seguida, uma diversidade de escolas do sistema municipal de ensino, grupos culturais, associações, clubes e projetos sociais desfilaram pela Avenida Rio Branco, representando com entusiasmo a comunidade jequieense. As apresentações incluíram iniciativas de conscientização animal, grupos esportivos e destacadas instituições, serviços e órgãos de segurança pública, como o Tiro de Guerra 06-009, a Polícia Militar, a CIPE Central, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal, o Juizado de Menores, o SAMU, a Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN). Também abrilhantaram o evento o Núcleo de Prática Musical Cidade Sol, pertencente aos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), a Banda Marcial Municipal de Jequié (BAMMUJE), a Banda Império, o grupo Power Dance, Aulão Show, pilotos participantes do Jequié MotoCar e Cavalgada, que encantaram o público com performances que exaltaram as raízes históricas culturais e a rica diversidade do município.

Com o tema “A História da Praça Ruy Barbosa: Da feira livre ao palco cultural”, sob a direção da professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Alda Souza,  e com atuação de alunos do curso de Teatro da instituição, a Secretaria de Cultura e Turismo trouxe uma rica representação histórica e cultural ao desfile dos 127 anos, destacando personagens como feirantes, boiadeiros e fotógrafos lambe-lambe, recriando o cotidiano antigo da praça. Homenagens foram prestadas à professora Luiza Paranhos, que aos 100 anos de idade, participou da fundação do então Instituto de Educação Régis Pacheco, carinhosamente batizado pela população como IERP, uma lembrança viva da história da cidade sol. Também foram prestadas homenagens às baianas e às figuras marcantes do local, além de exibir uma maquete do Palco Cultural da Praça Ruy Barbosa, importante espaço artístico inaugurado em 2023. Outras ações culturais promovidas pela Secretaria também foram lembradas, como o projeto Caravana Cultural Jorge Salomão, que leva apresentações artísticas para comunidades e o projeto Arte em Todas as Partes, que oferece oficinas de iniciação artística em diversos locais e comunidades da cidade.

 

"O Desfile Cultural já é uma tradição na data de aniversário do município, e é gratificante ver a participação do público jequieense que, mesmo no feriado, acordou cedo e veio prestigiar o evento, assim como o protagonismo de todos que desfilaram na Avenida Rio Branco e contribuíram para a realização do evento. São 127 anos de história, e nesse desfile, pudemos conhecer um pouco mais sobre as raízes de Jequié, alguns recortes importantes que nos ajudam a entender o nosso passado e como estamos vivenciando o presente. Estamos fazendo história dia após dia. Agradeço a Deus por essa terra abençoada, próspera, que é conhecida como cidade sol.", disse o prefeito de Jequié, Zé Cocá.