Como parte da programação da VIII Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié – a Felisquié 2024, promovido pela Comissão Organizadora, em parceria com a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio do Governo Federal, via emenda parlamentar do deputado Waldenor Pereira Filho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Núcleo Territorial de Educação 22 (NTE 22) e Serviço Social do Comércio (SESC), aconteceu a Felisquiezinha, um espaço reservado para a programação infantil, que já foi realizado em edições anteriores.
Executada no Museu Histórico João Carlos Borges, em horários variados e com uma diversificada agenda para as crianças, a iniciativa contou com oficinas ministradas por Letícia Araújo, Carine Novaes e Cristiane Leilane, contação de histórias com Julia Pimentel Carvalho, palestra com Gustavo Almeida e a poeta e escritora mirim, Duda Santhana, além da oficina de bonecos ministrada Rita Pinheiro, o evento apresentou ainda, bate-papos e contação de histórias, exercitando principalmente, o contato das crianças com o livro e com a escrita poética, atraindo, também, muitos adultos e educadores. Os participantes puderam interagir, ampliando a troca de conhecimentos e o sentimento de pertencimento cultural.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, além de incentivar o hábito da leitura, a Fesliquiezinha estimula o contato das crianças com a arte e a literatura, abrindo portas para a criatividade e o pensamento crítico.
“A intenção da Felsiquiezinha é mostrar ao público infantil a produção literária existente para este nicho de leitores, despertar o interesse e engajar diferentes públicos com atividades culturais e artísticas, promovendo o acesso a novas experiências. Nestes novos tempos, com a chegada das redes sociais, precisamos de novas estratégias para formação de plateia e a versão infantil da Felisquié faz parte dessa proposta. É nesse processo que encontramos os futuros leitores, escritores e cidadãos conscientes de amanhã”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.