Com shows, palestras, lançamento de livros, Prefeitura de Jequié e Comissão Organizadora realizam VIII Felisquié

  • Compartilhar:
Com shows, palestras, lançamento de livros, Prefeitura de Jequié e Comissão Organizadora realizam VIII Felisquié

Com duração de quatro dias, de 26 a 29 de novembro, a VIII Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié, a Felisquié 2024, promoveu encontros entre escritores renomados, leitores, músicos e artistas, com uma programação diversificada, mobilizando o público que se revezou acompanhando a programação ofertada na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro, no Museu Histórico João Carlos Borges e na Praça Rui Barbosa.  O evento, coordenado pela Comissão Organizadora em parceria com a Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, contou com o apoio do Governo Federal, via emenda parlamentar do deputado Waldenor Pereira Filho, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Núcleo Territorial de Educação 22 (NTE 22), Serviço Social do Comércio (SESC).

A temática central deste ano, "As Poéticas de Maria Lúcia Martins", prestou homenagem à escritora jequieense, celebrando sua obra que imortalizou a Praça Rui Barbosa e abordou outros temas locais. Durante a Fesliquié, o público teve a oportunidade de participar de palestras, rodas de conversa, oficinas, lançamentos de livros, apresentações musicais e a realização da “Felsiquiezinha”, destinada às crianças e adolescentes, como parte da agenda de atividades disponibilizadas aos participantes. Entre os palestrantes, Jackson Costa, Márcia Kambeba, Tainá de Santana, Duda Santhana, Aleilton Fonseca, Jovina Souza, Rebeca Tarique, José Carlos Vaz, João Corado, Maribel Barreto, Paulinho Lima, Regina Luz, Nadja Nunes, Nelson Maca e a apresentação de Rosy Banda, das cantoras Sylvia Patricia e Jussara Silveira, com o show “Balada de um vagabundo – A Música de Waly Salomão”, e da cantora Liv Moraes, filha do forrozeiro Dominguinhos, que fez uma apresentação do show “Canto para Dominguinhos”.

A programação contou ainda com o Cine Felisquié, no Cine São José, com a exibição gratuita do filme “Revoada”, do diretor baiano José Umberto Dias, com as presenças do diretor e dos atores protagonistas, Jackson Costa e Annalu Tavares, apresentação do espetáculo teatral “A Travessia do grão profundo”, do Núcleo Caatinga da Cia Avatar, com texto e direção de Paulo Atto, e o ator ireceense Mozar Primo, entre outras atividades que movimentaram os espaços públicos onde foram executadas. Para o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, a Felisquié mais uma vez reforça a busca pela valorização da Literatura, proporcionando a democratização Cultura e a mobilização dos espaços públicos.

"A Comissão Organizadora avaliou como positiva a VIII edição da Felisquié, que mais uma vez oportunizou ao público de Jequié e da região vivenciar esses encontros com os autores, como Aleilton Fonseca, presidente eleito da Academia de Letras da Bahia, e outros renomados trouxeram peso e relevância à programação, atraindo leitores, educadores e estudantes que se integraram participando dos debates, palestras, oficinas. A Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié suscita no público um despertar para a importância da Literatura e das outras representações culturais, garantindo um evento verdadeiramente diversificado. A esse mix de atrações, somam-se os shows da Sylvia Patrícia, Jussara Silveira, Liv Moraes, Rosy Banda, que foram performances artísticas que contribuíram para que o público pudesse imergir ainda mais na programação. Ano que vem, com fé em Deus, teremos mais uma Felisquié.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.