Prefeitura de Jequié comemora sucesso da Marinete do Forró, que transportou centenas de turistas e jequieenses por pontos turísticos do município

  • Compartilhar:
Prefeitura de Jequié comemora sucesso da Marinete do Forró, que transportou centenas de turistas e jequieenses por pontos turísticos do município

Em uma iniciativa inovadora que uniu cultura, história e a tradição do São João, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN), realizou com êxito o projeto “Marinete do Forró”. Entre os dias 19 e 24 de junho, centenas de turistas e jequieenses foram levados a conhecer de perto alguns pontos turísticos e históricos do município, em uma experiência imersiva embalada pelo autêntico forró nordestino.

A ação, que contou com o suporte operacional de um dos novos ônibus do transporte coletivo, devidamente decorado pela cenógrafa Edilza Santana, com elementos juninos como bandeirolas, chapéus de palha e tecidos de chita, percorreu roteiros turísticos. Com mais de 700 inscrições, o passeio teve início no Museu Histórico João Carlos Borges, onde os participantes conheceram fatos importantes sobre Jequié.  Durante o trajeto, com saída da Catedral de Santo Antônio, os passageiros ouviram relatos históricos narrados pelo secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, e pela atriz Rúbia Freitas, que interpretou a cangaceira Anésia Cauaçu. O público conheceu um pouco sobre como Santo Antônio se tornou o padroeiro da cidade, a construção da Matriz, sobre a origem do Curral Novo, além das figuras e vultos históricos, como os cangaceiros Cauaçus e o Capitão Silvino de Araújo.

A Marinete levou os participantes até o Mirante da Sereia, onde os visitantes apreciaram a paisagem e ouviram sobre a Pedra Santa, a formação do lago da Barragem da Pedra e a revitalização do espaço. Sempre embalados por autêntico forró pé de serra, com apresentações dos sanfoneiros Lello Andrade, Pérolla Bulhões e de cantores e músicos, como Davi Santos, Cláudio, Lion, Sérgio Vaz, Antônio Bedeu, Dantas e Dan Vidal, entre outros, que tocavam zabumba, triângulo, pandeiro e violão, animando o trajeto dos passageiros. Ao chegar no Alto da Prefeitura, os participantes eram sempre recepcionados ao som do forró, com apresentações do Projeto Pôr do Sol, momento no qual eram feitos registros fotográficos junto ao grande painel temático do São João, instalado ao lado da sede da Prefeitura. O trajeto era finalizado na Vila Junina, na Praça Rui Barbosa.

“A Marinete do Forró superou todas as expectativas e se consolidou como uma das atrações mais queridas do São João de Jequié. Foi emocionante ver turistas e moradores mergulhando na história da cidade, embalados pelo nosso autêntico forró. A cada parada, reforçamos o orgulho de ser jequieense. A experiência uniu cultura, memória e música de forma única. É uma homenagem viva à nossa identidade e ao legado de Waly Salomão.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.

Acessibilidade

+ mais recursos de acessibilidade