Com blitz educativa, mutirões, bloqueio químico e visitas domiciliares, Prefeitura de Jequié amplia combate contra Dengue

Como parte das estratégias de enfrentamento ao Aedes Aegypti, visando proteger a saúde da população e reduzir os riscos de epidemia da Dengue na cidade, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã do sábado, 2, uma blitz educativa para conscientizar as pessoas sobre as ações preventivas contra o mosquito que também transmite a Zika, a Febre Amarela Urbana e a Chikungunya.

Na oportunidade, os Agentes de Combate às Endemias, com a participação da equipe de Educação Popular em Saúde, marcaram presença nos principais cruzamentos do Centro, utilizando-se do tempo de espera dos semáforos para a abordagem aos motoristas e pedestres com a entrega de panfletos de orientação e dicas de como evitar que o Aedes Aegypti se prolifere. A proposta é criar mais engajamento por parte dos cidadãos na luta contra a Dengue, destacando a importância de medidas simples, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, limpar o próprio quintal, manter tampadas as caixas d’água, tonéis e similares, entre outras.

A Secretaria de Saúde iniciou um trabalho diferenciado nos bairros e localidades onde há notificações de casos suspeitos, com a realização do bloqueio químico, que é um tratamento focal; também vem sendo intensificada a limpeza e remoção de lixo e entulho, por meio dos mutirões, contando com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos; além das visitas domiciliares que, agora, são feitas todos os dias da semana e, também, no final de semana. O secretário de Saúde, Marlon Pereira, destacou o empenho de todos na luta contra a Dengue e pelo bem-estar da população jequieense.

“Estamos no período chuvoso, época que favorece a proliferação do mosquito e 80% dos focos do transmissor estão localizados dentro dos imóveis residenciais, por isso estamos chamando atenção da população para nos ajudar nessa luta. Mas, além da compreensão dos moradores, temos agido de forma bastante enérgica, ampliando os mutirões, especialmente nas localidades de maior incidência, temos feito a aplicação do bloqueio químico nos pontos de identificação de casos suspeitos, tudo isso contando com o trabalho dedicado dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, e temos intensificado as visitas domiciliares que acontecem em todos os dias da semana e, também, aos sábados e domingos. Estamos atentos e alertas!”, destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.